sábado, 26 de março de 2016

Equipe da UBS Arnóbio Rocha Tavares realizou mutirão de combate a dengue, Zika e Chikungunya

Nos últimos dias aumentaram consideravelmente os números de atendimentos a pacientes acometidos por Dengue, Zika e Chikungunya na UBS 03, localizada no Bairro Sebastião de Oliveira Gomes. Para dar início aos trabalhos de conscientização e prevenção, a equipe avaliou a situação e tomou a decisão de visitar simultaneamente as residências do referido bairro, para com isso, tentar diminuir os casos dessas doenças que tem lotado a sala de observação da Unidade de Saúde.

Partindo do pressuposto de que mais de 90% dos criadouros se encontram nas residências, segundo comprovaram as pesquisas, a equipe saiu à rua fazendo minuciosas visitas domiciliares que visavam encontrar focos ou possíveis criadouros.

Como forma de estimular a população a se juntar a essa luta, foram distribuídos um chek-list da faxina da dengue, e ainda adesivos com as cores do semáforo, que significam:

VERDE - domicílios livres de focos;
AMARELO - domicílio sem foco, porém, com locais com água parada que são potenciais criadouros;
VERMELHO - domicílio com foco e com presença de larvas.

O mutirão da dengue teve ótima aceitação por parte comunidade que se sentiu na necessidade de chamar a responsabilidade, seu vizinho que recebeu o ADESIVO VERMELHO, para que o mesmo mantenha seus quintais sempre limpos, livre de ambientes propícios a criadouros de Aedes Aegypti.

O ponto negativo ficou por conta de alguns poucos moradores que não permitiram a entrada da equipe em seu domicílio, por conta de muitos imóveis que se encontravam fechados, e ainda por muitos terrenos baldios, onde a população infelizmente, não colabora e joga lixo.

Nenhum comentário: