sexta-feira, 10 de julho de 2015

Secretaria de Educação realizou formação sobre a educação na Primeira Infância

Sob o espírito de um presente digno e um futuro feliz para as crianças campo-alegrenses, aconteceu na manhã desta sexta-feira 10, um encontro de formação para profissionais da Educação Infantil de Campo Alegre com a palestra da professora especialista em geo-história e formação econômica do Brasil, Gineide Castro, Coordenadora da Primeira Infância do Município de Arapiraca/Programa AGAPI – Arapiraca Garante a Primeira Infância.

A educação Infantil é prioridade e a busca é por um presente que garanta as crianças de 0 a 5 anos, espaços lúdicos de socialização, saudáveis, criativos, respeitosos e com as garantias dos direitos humanos das crianças.

Ao fortalecer esta política educacional dirigida às crianças e às famílias de Campo Alegre, o poder público local, sob a gestão da Prefeita Pauline Pereira e a Secretária de educação Josineide Granja vislumbram garantir aos futuros jovens e adultos um legado de vitórias para as novas gerações, pautadas na autonomia, dignidade, conhecimento e direitos.

O Evento contou com a participação de várias autoridades, técnicas da SEMED, e mais de 250 participantes entre professores, coordenadores e diretores das creches e escolas da educação infantil do município.

A mesa de abertura do evento foi composta pela Secretária Municipal de Educação Josineide Granja, o secretário adjunto de educação professor Cláudio Dacosta, a secretária de Planejamento de Arapiraca Cícera Pinheiro, a vereadora Kellyn Rafaela, o vereador José Correia (Jura), o Presidente do Conselho Municipal de Educação Lucas Rinaldo, a Coordenadora Geral de Ensino de Campo Alegre Aristéia Nascimento e da responsável pela Educação Infantil de Campo Alegre, Ana Maria.

A Secretária de Planejamento do Município de Arapiraca Cícera Pinheiro destacou na sua fala a “necessidade de se entender a seriedade dos investimentos feitos pela gestão local nesta e em outras áreas da educação, e do quão é importante que cada uma das pessoas presentes no dia-a-dia dessas crianças tenham conhecimento, compromisso e dedicação, fazendo jus ao trabalho desenvolvido pela prefeita Pauline Pereira, que tem orgulhado a todos de nossa região”.

A Palestrante Gineide Castro partiu do Marco Legal que norteia as políticas do Estado brasileiro para assegurar direitos, sobrevivência, desenvolvimento, proteção e participação para cada criança, na promoção da diversidade e da equidade. Entre eles a Constituição Federal Brasileira, o Estatuto da Criança e Adolescente, Declaração Mundial de Educação para Todos/1990, Plano Nacional pela Primeira Infância/2010. Foi exposto os fundamentos científicos do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos, baseada em 03 conceitos fundamentais sobre o desenvolvimento da Primeira Idade: 
  • As experiências que moldam a arquitetura do cérebro;
  • O jogo de ação e reação modelam os circuitos cerebrais;
  • O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudáveis.

Despertando a necessidade do aprofundamento do conhecimento, diante do nível de responsabilidade das profissionais da Educação Infantil.

A palestrante destacou a necessidade de se oferecer as condições legítimas do desenvolvimento e das habilidades humanas das crianças nos espaços educacionais do município.

A formação oferecida as profissionais da educação infantil teve o intuito de refletir sobre a prática cotidiana, sabendo que esta prática é responsável para moldar o caráter dos seres humanos que num futuro bem próximo estarão atuando na sociedade como sujeito de direito, respeitosos, solidários e justos, resultado de uma educação pública de qualidade.



Nenhum comentário: