quinta-feira, 16 de julho de 2015

Campo Alegre realizou VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Com tema “Consolidação do Suas de vez, rumo a 2026. O Suas que temos e o Suas que queremos”, a Prefeitura de Campo Alegre e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram nesta quinta-feira (16), a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no Centro Social de Campo Alegre (CESCA) e contou com a participação de vereadores, conselheiros, gestores, servidores municipais, representantes de associações, trabalhadores e usuários da assistência. 

O objetivo da conferência foi avaliar os 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e propor diretrizes para o plano decenal da política de Assistência Social até 2026.

Na oportunidade, foi debatido o Sistema Único de Assistência Social (Suas), através de palestra minsitrada pela Assistente Social Fabia Sant'Ana tratando de temas como atendimento ao público, política de assistência do Município e a autonomia na gestão técnica e político-financeira. O encontro aconteceu após duas pré-conferências que reuniu usuários, gestores e entidades.

Ainda foram eleitos os delegados que vão representar Campo Alegre na X Conferência Estadual de Assistência Social. Esse ano a X Conferência Estadual de Assistência Social está prevista para os dias 9 e 10 de setembro deste ano. A etapa nacional será em Brasília-DF, de 7 a 10 de dezembro.

Na abertura do evento secretária municipal Assistência Social e Direito a Cidadania Isys Roberta fez um balanço das ações da assistência no município e destacou a importância da realização da conferência.

Entenda melhor o SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Em julho de 2010, 99,7% dos municípios brasileiros já estavam habilitados em um dos níveis de gestão do Suas. Do mesmo modo, todos os Estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua adequação aos modelos de gestão e cofinanciamento propostos, assinaram pactos de aperfeiçoamento do Sistema.


Nenhum comentário: