quarta-feira, 22 de julho de 2015

Gestantes de Luziápolis participam de encontro realizado pela Secretaria de Saúde

As unidades Básicas de Saúde do Distrito de Luziápolis em parceria com Núcleo de Promoção da Saúde realizam mensalmente um encontro com grupo de gestantes. Todas as gestantes que são acompanhadas no pré-natal são convidadas a participar destes encontros. 

A reunião foi realizada na Igreja Batista do Distrito, com a participação da Nutricionista Mercia Tavares abordando o tema os 10 passos da alimentação saudável para crianças menores de 02 anos, seguido do tema a importância do parto natural orientado pelas enfermeiras das unidades básicas. Foi um momento onde as grávidas aprenderam e tiraram suas duvidas.

O encontro contou também com a participação das convidadas a assistente social do CRAS Lucélia Bispo e a psicóloga Priscila, que conheceram o trabalho que esta sendo realizado com o grupo e assim fortaleceram o processo de integração intersetorial, ou seja, nos próximos encontros a saúde juntamente com a assistência realizarão atividades integradas com este grupo.

O período pré-natal é uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade e, como tal, é um momento de intenso aprendizado e uma oportunidade para os profissionais da equipe desenvolver a educação como dimensão do processo de cuidar.

O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais. As ações educativas durante o pré-natal no grupo de gestantes podem abordar temas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o RN, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.

O CRAS vem com o objetivo de fortalecer o grupo com suas ações assistenciais e de possibilitar as gestantes a garantia de seus direitos.  A coordenadora do Nups Nataly Santos ressalta que essas ações integradas intersetorial são muito importantes e possibilita uma melhor qualidade de serviço uma assistência mais completa e quem ganha com isso é a população essa é a nossa maior recompensa.


Nenhum comentário: