Rádio Web MJ

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Secretaria de Educação promoveu curso de capacitação voltado para professores de história e geografia

Na ultima quarta-feira 22 de julho, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - SEMED realizou no auditório da Escola Zenóbia Ferreira da Silva um Mini Curso com o tema: O Ensino da História de Indígena, direcionada para professores de História e Geografia e Coordenadores Pedagógicos com o Professor Dr. Gilberto Geraldo Ferreira e com o professor Rogério Rodrigues dos Santos representantes da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas/ SEE.

Esse minicurso busca atender minimamente as exigências da Lei nº. 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino da história e culturas indígenas nos currículos escolares no Brasil. Os povos indígenas conquistaram nas últimas décadas considerável visibilidade enquanto atores sociais em nosso país, mas, por outro lado, é facilmente contestável o desconhecimento, os preconceitos, os equívocos e as desinformações generalizadas sobre os índios, inclusive entre os educadores, destacaram as técnicas da Secretária Municipal de Educação Marice Rocha e Taysa Kawanny

O principal objetivo do mini curso foi em contribuir para instituir a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Indígena nas escolas, em que a mesma passou a integrar a legislação em todo território nacional, como também as discussões referentes da historiografia indígena. Desse modo, as primeiras produções relativas à temática indígena, apresentam visões um tanto equivocadas quanto ao papel dos índios na História do Brasil. Colocando-os como passivos inertes ou mesmo incapazes de promover qualquer ação efetiva contra o projeto colonial.

Os professores da Rede Municipal de Ensino parabenizaram a equipe da SEMED destacando que: “A formação sobre qualquer que seja o tema nunca é suficiente. Tenho conhecimento sobre a história da cultura indígena e procuro informações novas sobre esse tema. É preciso que haja mais palestras, seminários, livros, e etc. sobre tal tema, para que os professores de historia e das demais disciplinas conheçam mais do tema tão importante para os nossos alunos”. 

O Professor Dr. Gilberto Geraldo Ferreira destacou a importância de subsídios, que possibilitem novas formas de tratamento da temática indígena na escola, objetivando a superação de desinformações, equívocos e preconceitos sobre os povos indígenas de Alagoas.

Nenhum comentário: