segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Membros do Conselho de Educação de Campo Alegre participaram XXV Encontro Nacional da UNCME

O governo municipal investe na formação de seus conselheiros de educação. Apenas 07 municípios alagoanos participaram do evento

O Conselho Municipal de Educação do município de Campo Alegre – AL participou do XXV Encontro Nacional da UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, realizado em Ipojuca/Porto de Galinhas - PE no período de 28 a 30 de outubro de 2015. O encontro teve como tema "Democracia, participação social e direito à educação: um desafio republicano".

O Secretário Adjunto da Educação, professor Cláudio da Costa e o Presidente do Conselho Municipal de Campo Alegre – Professor Lucas Rinaldo representaram Campo Alegre no evento. Na oportunidade o professor Lucas Rinaldo fez apresentação de um trabalho científico com o tema, FORTALECENDO A AÇÃO PROATIVA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO ALEGRE.

A presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Gilvânia Nascimento, destacou a importância do evento. “Nós esperamos que esse 25º encontro da UNCME, seja mais uma oportunidade de discutirmos questões cruciais para garantia do direito da a educação no Brasil. Teremos na programação palestras que tratarão da educação infantil, o papel dos conselhos de educação, a necessária implantação e monitoramentos dos planos municipais de educação, enfim, das agendas prioritárias a área educacional no País”, afirmou.

O evento insere os Conselhos Municipais de Educação no debate nacional e como protagonistas da interlocução com a sociedade brasileira, a partir de cada local, cada território municipal, compreendendo que esse protagonismo deverá trazer à tona todas as demandas das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de todas as etnias, crenças, orientações sexuais e diversidades que compõem o tecido social brasileiro, para além das normas, metas e estratégias estabelecidas nos Planos de Educação, para uma práxis sócio-educativa que se consubstancie no âmbito escolar e configure políticas de Estado que favoreçam o acesso à educação e à aprendizagem com qualidade dos conhecimentos, conteúdos e saberes acessíveis aos estudantes. O encontro contou com realização de simpósios, palestras, mesas redondas, seguido de círculos de debates.

Foram abordados temas relacionados ao direito a educação no âmbito do Sistema Nacional de Educação; monitoramento dos planos de educação; o desafio da educação nos planos de educação; igualdade de gênero nos planos de educação; gestão democrática; Base Nacional Comum; planejamento, financiamento e qualidade da educação; o processo de judicialização da educação no Brasil; o papel dos conselhos de educação no âmbito do Sistema Nacional de Educação.

Estas são discussões que contribuirão efetivamente para a melhoria da qualidade da educação e, portanto serão disseminadas nas reuniões do Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre e estendidas à toda rede de ensino.

Por Alagoas participaram do evento apenas representantes dos seguintes municípios: Maceió, Messias, Coruripe, Rio Largo, Junqueiro, Campo Alegre e Teotônio Vilela.


Nenhum comentário: