sábado, 28 de novembro de 2015

SEMED e coordenação de planejamento promovem formação em programas digitais de execução financeira e prestação de contas

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre e a Coordenação de Planejamento de Gestão Educacional, por meio da Gerência de Programas e Convênios, promoveram para os presidentes, Tesoureiros de Unidades Executoras / Conselhos Escolares e Técnicos das Unidades de Ensino, no período de agosto a novembro, formação no Programa de Execução Financeira Escolar (PROEFE) Programa de Prestação de Contas Escolar (PROPCE).

Desde a implantação desses Programas, a Secretaria de Educação, Juntamente com as escolas tem dinamizado e realizado de forma automatizada e digital toda elaboração da documentação pertinente a Execução Financeira e a Prestação de Contas, antes realizada de forma manual.

 “Atualmente, esse processo tem sido realizado com a utilização do menor tempo possível, visto que a interatividade dos programas facilita e traz agilidade na realização de todo o processo. Os programas, são muito eficazes e cumprem o que propõe em seus tutoriais”, destacou o Gerente de Programas e convênios, Leandro Madeiro.

“Os Programas foram adquiridos pela Secretaria Municipal, através de parceria com os idealizadores, funcionando na Rede Municipal em fase experimental em 2015. Porém, devido a sua grande funcionalidade e autonomia, será novamente utilizado pelas SEMED nos anos seguintes”, salientou a Secretária de Educação Professora Josineide Granja.

Através dos Programas, as Unidades Executoras e Conselhos Escolares elaboram Planilhas de pesquisa de Preços, Consolidação de preços, Ordem de compras, Autorização de Pagamento, Recibos, Livro Caixa, Demonstrativo de Execução de Receita e Despesa, Relação de Bens Adquiridos ou Produzidos, Termo de Doação e Livro Tombo.

“Através da Utilização desses programas as Escolas que pertencem a Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre, alcançaram um grande avanço no sentido de Execução Financeira Prestação de Contas dos Programas Federais Ligados ao PDDE-Programa Dinheiro Direto na Escola, sem essa ferramenta, levaríamos mais que o dobro do tempo necessário para realizar todas as ações”, frisou Marcos Cavalcante, Coordenador de Planejamento e Gestão Educacional.

Os programas implantados tem agradado aos gestores escolares, pois devido as inúmeras tarefas executadas no ambiente escolar, pois estes programas têm auxiliado devido a dinâmica inserida nos mesmos.

Nenhum comentário: