Rádio Web MJ

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Prefeita Pauline Pereira e secretárias participaram de avaliação do Selo Unicef Município Aprovado

O Unicef reconhece ações de municípios em favor de crianças e adolescentes

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira juntamente com a secretária Municipal de Saúde Tamiris dos Santos, a secretária de educação Neide Granja, a secretária municipal de Assistência Social Isys Roberta e a coordenadora do selo Unicef no município Janaina Matias participaram na manhã desta segunda-feira em Maceió, do encontro de avaliação da implementação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016.

No evento o coordenador do Unicef para o Semiárido brasileiro, Robert Gass, disse que os 34 municípios alagoanos participantes desta edição estão mudando a realidade de crianças e adolescentes.  Ele reconheceu como as iniciativas e as políticas públicas implementadas estão inserindo crianças e adolescentes em uma realidade diferente. 

Esse reconhecimento é a prova de que, mesmo com todas as dificuldades financeiras, os prefeitos têm compromisso com as metas do Unicef. “Há preocupação e vontade de avançar. Uns para manter, outros para implementar”, disse o prefeito de Quebrangulo Manoel Tenório.

É essa vontade de acertar que reuniu os municípios participantes para avaliar e trocar experiências sobre o desenvolvimento de políticas públicas que garantam direitos de meninos e meninas de cada município participante do Selo UNICEF, especialmente os mais vulneráveis. Um trabalho que já destacou os municípios de Junqueiro e Teotônio Vilela na mostra internacional.

O encontro faz parte do processo de encerramento da 4ª edição do Selo. O ponto de partida para o diálogo será a implementação das ações estratégicas de políticas públicas e participação social que os municípios vêm desenvolvendo ao longo do período de 2013-2015. O processo de avaliação culminará com o 2º Fórum Comunitário que será realizado em 2016 (entre os meses de maio a julho).

Para o presidente da AMA, o selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional do UNICEF ao esforço dos municípios inscritos no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. “Importante para garantir a gestão através das avaliações feitas. nessa aferição é fundamental para que a população conheça o caminho da aplicação séria dos recursos”, finalizou.

O Selo parte do princípio de que cada município pode colocar na pauta de suas políticas públicas prioritárias a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações para alcançar melhores índices de desenvolvimento nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social das crianças e adolescentes. 

O município que atinge as metas estipuladas recebe o Selo, e Campo Alegre vem desenvolvendo várias ações visando garantir que o reconhecimento do Unicef.


Nenhum comentário: