quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Novembro Azul: Unidade de Saúde Luiz Vieira realizou ação voltada para a saúde dos homens

 
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas à prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. Dentro deste contexto a Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira Temóteo realizou nesta quarta-feira 04, a abertura das ações do novembro azul 2015.

O Novembro Azul veio para intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem. De acordo com a enfermeira Louise Matias o evento teve a participação de média de 40 homens que são atendidos na unidade.

Durante o evento o coordenador da Atenção Básica do município enfermeiro George Leite ministrou uma importante palestra onde relatou a importância do homem em cuidar da saúde e falou da realização do exame da próstata.

“É preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial”, destacou George.

A doença

O câncer de próstata ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames indicados pelo médico a partir dos 40 anos.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.


Nenhum comentário: