segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Secretaria de Saúde realizou ações nas Unidades Básicas marcando o Encerramento do Novembro Azul

Durante todo o mês de novembro a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre promoveu várias ações voltadas para a saúde do homem dentro das programações do denominado Novembro Azul, campanha que desenvolve ações preventivas no combate ao Câncer de Próstata. As ações foram realizadas com o intuito de incentivar o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos de vida saudável, além de discussão e capacitação com gestores e trabalhadores de saúde da Atenção Básica, visando a qualificação do cuidado ao homem.

Na ultima sexta-feira dia 27 de novembro aconteceu uma mobilização em todas as Unidades Básicas de Saúde do município que contou com toda a equipe da saúde, onde foram oferecidos vários serviços voltados à saúde do homem bem como palestras educativas em parceria da academia de saúde.

Os serviços oferecidos foram aferição de pressão, peso, glicemia, vacinas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, distribuição de preservativos, atendimento médico e odontológico, palestras com psicólogas e atividades laborais com a participação de fisioterapeutas e educador físico.

Esses serviços estavam espalhados em todas as unidades de saúde, que ficaram abertas das 18:00 até as 22:00 para atender o público masculino.

"Realizamos essa grande ação fechando o Novembro Azul com o intuito de atingir nosso público alvo que são os homens que muitas vezes não tem condições de ir à unidade de saúde realizar consultas e exames preventivos por trabalharem o dia inteiro, e fiquei muito feliz com o resultando, a equipe toda da saúde está de parabéns por ter feito tudo com muito carinho para o nosso público masculino", destacou Tamires Santos secretária de Saúde de Campo Alegre.

Câncer de Próstata - Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.


Nenhum comentário: