segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Prefeita Pauline Pereira participa de seminário sobre Transparência Pública realizado pela CGU

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira participa nesta segunda-feira 06 de fevereiro do Seminário sobre Transparência Pública, organizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e pela Controladoria Geral da União (CGU). O evento voltado para Gestores Públicos eleitos e reeleitos, Controladores Internos e contadores. A Controladora geral do município, Helen Nunes também participa do evento.

Durante toda a manhã técnicos da CGU apresentaram medidas de aperfeiçoamento da gestão; de prevenção e combate à corrupção; e de incentivo à transparência das informações públicas e gastos governamentais.

“Queremos mostrar o novo papel do Ministério da Transparência: de ser didático, parceiro, de ajudar antecipadamente e, assim, criar uma Administração Pública preventiva. É preciso que o gestor municipal se dê conta que não vale a pena correr riscos; que os modernos meios de acompanhamento de contas tornam muito difícil burlar a lei para obter alguma vantagem”, destacou o ministro Torquato Jardim, ao falar através de um vídeo aos participantes.

Painel Municípios

Durante o evento houve o lançamento do Painel Municípios (paineis.cgu.gov.br/municipios), um site que consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério da Transparência, desde 2012, sobre os 5.561 municípios brasileiros. O objetivo é apoiar a gestão dos prefeitos, além de estimular nos cidadãos o exercício do controle social. A ferramenta permitirá a consulta sobre: relatórios de auditoria e fiscalização; valor de transferências de recursos federais; convênios celebrados com a União; denúncias e reclamações; operações especiais; e relação de empresas declaradas inidôneas.

A deputada estadual Jó Pereira também participou do evento.
 

Nenhum comentário: