sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Responsabilidade social: Secretaria de Educação doa livros vencidos para a COOPECMARCA

Com o intuito de desenvolver uma comunidade sustentável, garantindo que as próximas gerações tenham acesso aos mesmos recursos naturais que se tem atualmente, o Município de Campo Alegre tem investido em políticas sustentáveis, através das secretarias municipais, intensificando suas ações.

Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação, após a avaliação técnica do seu material, detectou que alguns livros didáticos dos anos iniciais e da Educação de Jovens e Adultos – EJA encontravam-se vencidos, sendo estes doados à Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre – COOPECMARCA, a fim de contribuir com o processo de destinação correta de materiais recicláveis.

Desde 2013, o Município de Campo Alegre tem recebido uma grande quantidade de kits de livros para as modalidades de ensino, sendo estes entregues a todos os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, os quais fizeram uso durante três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018). 

Anualmente é feita uma seleção dos livros a serem destinados às Instituições de Ensino e a Biblioteca Municipal. Todas as instituições de ensino da rede  possuem estoque para atender toda a demanda.

Para o descarte dos livros excedentes ou fora da validade, a Secretaria Municipal de Ensino utilizou dois critérios, que são orientados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), através do Informe nº 05/2018 COARE - FNDE:

I – Doação para instituições públicas de ensino de outros municípios;
II – Para os livros fora da validade, e pensando em sustentabilidade ambiental e social, estes foram doados para serem reciclados pela Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre – COOPECMARCA. 

Para o ano letivo de 2019, já foram escolhidos os livros didáticos para a Educação Infantil e Anos Iniciais, inclusive estão para chegar, mas para isso é importante desocupar o depósito, uma vez que muitos dos livros que lá se encontram estão sem serventia para utilização, muitos deles nem chegaram a ser utilizados devido a grande quantidade recebida em relação ao número de alunos.

A doação de livros à comunidade possibilita que outras pessoas possam aprender com o apoio dos livros didáticos. Já nos casos dos livros que estão totalmente inutilizáveis, por não terem mais serventia para estudos, as informações contidas no material já se encontram defasadas, tornando-os imprestáveis e inservíveis para a finalidade didática, desse modo é de suma importância doá-los à COOPECMARCA, para que de forma sustentável possam reaproveita-los, gerando renda aos que compõe a referida cooperativa.

Dessa forma, esclarecemos a toda sociedade campo-alegrense e a quem mais interessar, que o compromisso da gestão municipal continua a ser o de oferecer ensino de qualidade para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino, e que prima pela transparência e seriedade com o tratamento ao erário público.

Nenhum comentário: