sábado, 27 de junho de 2026

Campo Alegre alcança índices de excelência na Atenção Primária à Saúde

Resultado preliminar do Saúde Brasil 360 referente ao primeiro quadrimestre de 2026 apresenta desempenho destacado das equipes do município em avaliação do Ministério da Saúde.

O município de Campo Alegre alcançou resultados expressivos na avaliação preliminar do programa Saúde Brasil 360, referente ao primeiro quadrimestre de 2026. Os dados divulgados apontam que 100% das Equipes de Saúde da Família - ESF foram classificadas como ÓTIMO no Componente de Vínculo e Acompanhamento Territorial, evidenciando o desempenho do município nos indicadores da Atenção Primária à Saúde. O município conta com 11 equipes e todas atingiram nota máxima.

O Saúde Brasil 360 integra o modelo de financiamento e qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS) do Ministério da Saúde. Os indicadores avaliam o desempenho das equipes na assistência integral à população, abrangendo o acompanhamento de gestantes, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Os resultados também orientam o repasse de recursos aos municípios.

“Este resultado é fruto do compromisso, da dedicação e do trabalho integrado de todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde, reafirmando o compromisso do Município de Campo Alegre com uma assistência cada vez mais qualificada, resolutiva e centrada nas necessidades da população”, destacou a secretária de Saúde Jaslinny Araújo.

Os indicadores avaliados contemplam áreas consideradas essenciais para a atenção à população. Entre elas estão o acompanhamento das gestantes, a assistência às crianças, o acolhimento da população idosa e o cuidado destinado às pessoas com doenças crônicas, parâmetros utilizados pelo Ministério da Saúde para mensurar a qualidade dos serviços prestados pelas equipes da Atenção Primária.

Os números divulgados correspondem a resultados preliminares do primeiro quadrimestre de 2026 e ainda passarão pelos procedimentos de validação estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Prefeita Pauline Pereira destrava pautas em prol de Campo Alegre em reunião com o governador do estado

A reunião aconteceu nesta sexta-feira com o deputado Fernando Pereira e o governador Paulo Dantas.

Sempre buscando o desenvolvimento de Campo Alegre e as parcerias que possam trazer benefícios para a população, à prefeita de Campo Alegre Pauline pereira esteve nesta sexta-feira 26 com o governador de Alagoas Paulo Dantas numa reunião que tratou de destravar pautas importantes em prol de Campo Alegre.

A reunião com o governador Paulo Dantas contou com a participação do deputado estadual Fernando Pereira, onde junto com a prefeita apresentaram as demandas de Campo Alegre, com pautas que já eram reivindicadas pela população nos últimos anos.

De acordo com Paulo Dantas, as obras vão promover o desenvolvimento e o crescimento da cidade. “Nós vamos construir um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no distrito de Luziápolis, uma das regiões mais populosas de Campo Alegre. Vamos também entregar de imediato um Grupamento de Polícia Militar (GPM) na cidade, com guarnições 24 horas, todos os dias”, anunciou o governador.

Os investimentos também contemplam a infraestrutura, com o objetivo de melhorar a mobilidade na região. “Além disso, nós vamos ter a honra de iniciar a rodovia ligando a BR-101, em Luziápolis, até a cidade de Campo Alegre. E vamos iniciar pela BR porque é o trecho que está mais danificado. Então, é muito gratificante para mim fazer essa parceria com todos vocês”, acrescentou.

A prefeita Pauline Pereira aproveitou a oportunidade para agradecer pelos investimentos e anunciar que as obras já possuem data para começar. “Estou muito feliz de estar aqui neste momento junto do deputado Fernando e junto do senhor. Quero anunciar que no dia 2 de julho vai ser dada a ordem de serviço de duas Creches Cria. Além disso, vamos pavimentar diversas ruas, tanto no distrito de Luziápolis como na sede do município”, disse a gestora.

De acordo com a prefeita, uma creche Cria será instalada na sede do município e a outra no distrito de Luziápolis. Já na parte de mobilidade, ela garantiu que a Rua Fernando Coutinho, em Luziápolis, e a Rua Nova, em Campo Alegre, serão algumas das beneficiadas pelo programa Pró-Estrada.

Outra obra que faz parte do pacote de investimentos do Governo de Alagoas na região integra o programa Alagoas de Ponta a Ponta. “Também seremos contemplados com as obras do Alagoas de Ponta a Ponta, que vai pegar a rodovia que vem de Junqueiro, passa pela Palmeirinha, até ligar à AL-105. São quatro quilômetros. É trabalho de canto a canto!”, finalizou o deputado Fernando Pereira.

Entre os compromissos assumidos pelo governador para Campo Alegre estão:

Abertura do GPM com viaturas 24h por dia;
A construção do CISP Luziápolis;
Ordem de serviços para reconstrução da rodovia que liga Luziápolis a Campo Alegre (AL 105;
Ordem de serviços para a construção de duas creches Cria (uma em Campo Alegre e outra em Luziápolis);
Pró-estrada levando infraestrutura pra diversas ruas de Campo Alegre.

Também participaram da reunião o gestor administrativo Duduzinho Pereira e o empresário Dudu Albuquerque esposo da prefeita Pauline Pereira.


Programa Saúde Que Faz promove mais de mil atendimentos de Saúde em Campo Alegre

Foram realizadas diversas consultas e exames que atenderam aos moradores do Sebastião de Oliveira Gomes e Bairro Pimenteira.

Criado a partir da sensibilidade e do olhar atento da prefeita Pauline Pereira em relação às demandas da população, o Programa Saúde Que Faz que tem como o lema “Mais cuidados para quem mais precisa” realizou nesta sexta-feira 26 de Junho, mais uma edição atendendo mais de mil pacientes da cidade. Dessa vez a ação aconteceu no Bairro Sebastião de Oliveira Gomes e adjacências atendendo a população que faz parte da UBS Arnóbio da Rocha Tavares e UBS Luana Kelly dos Santos.

O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, em formato de mutirão ofertou vários serviços de saúde para atender as demandas reprimidas da população.

Os atendimentos aconteceram no Centro de Educação Infantil Maria José Vieira da Costa e na Unidade Arnóbio da Rocha Tavares.

Na ação foram ofertados atendimentos com especialistas, realização de exames e uma ampla oferta de serviços de saúde, garantindo mais acesso, prevenção e qualidade de vida para todos.

A prefeita Pauline Pereira presente no evento destacou a importância da parceria com o deputado estadual Fernando pereira e com o deputado federal Arthur Lira que tem viabilizado os recursos necessários para a execução de tantas ações em prol da população de Campo Alegre.

O evento contou com a presença da prefeita Pauline Pereira, dos gestores Duduzinho Pereira e Nicolas Pereira, vereadores e secretários municipais.

Entre os serviços ofertados tiveram: Exames laboratoriais, Ginecologista, Endocrinologista, Neurologista, Psiquiatra e Atualização vacinal.

Além dos atendimentos de Consultas com especialistas: Oftalmologista, Pediatra, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Cardiologista e Dermatologista.

E a oferta da Realização de exames: Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Ultrassonografia e Videonaso.





Campo Alegre ganhará em breve o Novo Mercado Público com investimentos de 1,6 milhões

A população do município de Campo Alegre contará com um novo mercado municipal de carnes, com estrutura adequada às normas sanitárias, espaços organizados para comercialização e acessibilidade. As obras do novo mercado continuam avançando, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2026.

A iniciativa vai contribuir para oferecer alimentos com mais segurança, melhores condições de trabalho para os comerciantes e mais conforto no atendimento à população.

A obra, executada pela Codevasf, já alcançou 45% de execução e representa um investimento de cerca de R$ 1,6 milhão, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Lira.

O novo Mercado Público Municipal está sendo construído na Avenida Prefeito Jorge Cavalcante Madeiro e contará com 40 Boxes, sendo 20 Boxes destinados à comercialização de frango e 20 Box destinados à comercialização de carnes, e contará com Banheiros, Balança e depósito, e está sendo construído numa área de 1.472,55m2.

Prefeitura de Campo Alegre garante comida na mesa de mais de 2500 famílias com a entrega de cestas básicas

As entregas acontecem todos os meses contemplando mais de 2.500 famílias de todas as comunidades.

Garantir comida na mesa das famílias campo-alegrenses tem sido um compromisso honrado todos os meses pela Prefeitura Municipal de Campo Alegre. A ação é uma prioridade da gestão municipal onde todos os meses realiza a distribuição de mais de 2.500 cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa é custeado 100% com recursos próprios do município.

Nesta quinta-feira 25 e sexta-feira 26 de Junho a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania concluiu mais uma distribuição para as famílias que mensalmente são atendidas pelo Programa Socioassistencial Bolsa Alegre.

A ação visa garantir uma alimentação adequada e segurança alimentar para as famílias cadastradas no programa, com a distribuição mensal de mais de 2.500 cestas básicas.

A logística da ação é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Direito à Cidadania, sob a liderança da secretária Érika Moreira, da secretária adjunta Rejane Santos, com o apoio das equipes das demais secretarias.

O vice-prefeito Leonardo Monteiro, os gestores administrativos e secretários municipais participaram das entregas, garantindo que as cestas cheguem a todas as famílias que mensalmente são beneficiarias.

Assim como todos os meses as entregas desta ocorreram na Sede do município e Distrito Luziápolis, além do Povoado Chã da Imbira, Povoado Mineiro e Usina Porto Rico.

Sobre o programa

O programa foi criado através da Lei Municipal Nº: 661 de 20 de julho de 2013, que Dispõe sobre a Criação do Programa Municipal de Auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade Social do Município de Campo Alegre denominado Programa Municipal “Bolsa Alegre” e dá outras providências.



quinta-feira, 25 de junho de 2026

Muita magia e emoção marcaram mais um Encontro de Quadrilhas Juninas em Campo Alegre

O público lotou as arquibancadas da quadra Poliesportiva João Dantas Barbosa para assistir as belíssimas apresentações do Encontro de Quadrilhas Juninas de Campo Alegre, realizado na noite desta quinta-feira 25 de junho.

Pessoas de todas as idades aguardavam com ansiedade para prestigiar as quadrilhas do município que se prepararam para abrilhantar o evento, que foi promovido pela Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria de Comunicação e Eventos, Secretaria de Cultura e Turismo e a Diretoria de Cultura.

A primeira apresentação da noite foi da Junina Miguel Matias, uma quadrilha infantil que vem encantando o público com uma belíssima desenvoltura nas suas apresentações.

A segunda apresentação foi a Junina João Fernandes Vieira que montou uma apresentação que conta a história da farinhada, encantando o público presente.

Em seguida aconteceu a apresentação da Junina Zenóbia Ferreira, que vem encantando o público por onde passa apresentando um belíssimo espetáculo baseado na obra da cantora Elba Ramalho.

A apresentação mais aguardada da noite sem dúvidas foi a Junina Luar do Campo, que esse ano ainda não tinha se apresentado na cidade devido a grande agenda de apresentações representando o município em concursos e na Liga Alagoana de Quadrilhas Juninas.

A junina levantou o publico com o seu espetáculo “São João, São João, acende a fogueira do meu coração”, esbanjando harmonia, alegria e muita animação.

O coordenador da Quadrilha, professor Tonynho, agradeceu a todo apoio da prefeita Pauline Pereira, dos secretários envolvidos, e de todos que colaboram com o sucesso da junina.

Os secretários municipais, Márcio José e Fagundes e a diretora de Cultura Jane Cleide, prestigiaram o evento.










Aprovado PL do deputado Fernando Pereira que garante prioridade no atendimento a pacientes com câncer

Proposta beneficia pessoas com suspeita ou diagnóstico da doença em serviços públicos e privados de saúde em Alagoas

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, na última terça-feira (23), o Projeto de Lei Ordinária nº 1336/2025, de autoria do deputado estadual Fernando Pereira, que assegura prioridade no agendamento de consultas, exames, tratamentos e procedimentos médicos para pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer no Estado.

A proposta estabelece que a prioridade deverá ser observada tanto por serviços públicos quanto por estabelecimentos privados de saúde em Alagoas, incluindo clínicas, hospitais, serviços de diagnóstico e demais unidades prestadoras de assistência à saúde.

O objetivo do projeto é reduzir o tempo de espera entre a suspeita, o diagnóstico e o início do tratamento. Em casos de câncer, a agilidade no atendimento é essencial para ampliar as chances de recuperação, evitar o agravamento do quadro clínico e garantir mais qualidade de vida aos pacientes.

Pelo texto aprovado, os estabelecimentos de saúde deverão adotar medidas para assegurar a prioridade na marcação de consultas, exames e tratamentos. A proposta também prevê que os locais informem, de forma visível, o direito garantido pela norma.

Para o deputado Fernando Pereira, a aprovação do projeto representa uma medida de proteção à vida e de respeito aos pacientes que enfrentam uma das doenças mais graves e sensíveis da saúde pública.

“Quando falamos de câncer, cada dia importa. A demora para uma consulta, um exame ou o início de um tratamento pode mudar completamente a vida de uma pessoa. Esse projeto busca garantir mais agilidade, mais humanidade e mais respeito a quem está enfrentando esse momento tão difícil”, afirmou Fernando Pereira.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue os trâmites legislativos para que possa se tornar lei em Alagoas.

Fonte: Assessoria

Torcedores lotam Ginásios em Campo Alegre e Luziápolis para assistir mais um jogo da Seleção Brasileira

Reunidos em frente aos telões os torcedores dobraram com cada gol que garantiu a classificação do Brasil para a próxima fase da Copa do Mundo.

Os torcedores campo-alegrenses lotaram o Ginásio Daniel José em Luziápolis e Ginásio João Dantas em Campo Alegre para assistir à partida entre Brasil e Escócia no terceiro jogo da Seleção valendo classificação para a fase de mata-mata da Copa do Mundo 2026.

Com dois grandes telões instalados em cada local, a prefeita Pauline Pereira ofereceu uma grande estrutura para receber os torcedores. Além de bebidas, churrasco e música ao vivo.

A expectativa para o duelo contra a Escócia estava alta, pois além de garantir o primeiro lugar do grupo, a torcida brasileira estava na torcida pela vitória pelo fato de encaminhar uma melhor sequencia nas próximas fases da Copa. A vitória por 3 x 0 garantiu o Brasil como a melhor equipe do Grupo C, o que confirmou que o próximo jogo acontecerá na segunda-feira, às 14h.

A prefeita Pauline Pereira assistiu o primeiro tempo do jogo em Luziápolis e o segundo tempo na sede, ao lado do deputado estadual Fernando Pereira, do vice-prefeito Leonardo Monteiro, do gestor Nicolas Pereira, vereadores e secretários municipais, além de centenas de torcedores que vestiram as corem da seleção e vibraram com cada gol.

A torcida também vibrou muito com a entrada do jogador Neymar na partida, que voltou a atuar em um jogo de Copa do Mundo pela seleção brasileira.







quarta-feira, 24 de junho de 2026

Caravana do Forró 2026 levou apresentações de quadrilhas juninas e shows ao Povoado Chã da Imbira

Na noite desta terça-feira, 23 de junho, os moradores do Povoado Chã da Imbira e adjacências puderam assistir as lindas apresentações das quadrilhas juninas da Escola Zenóbia Ferreira, Junina Miguel Matias e Junina da Escola Hildebrando, que deram mais um verdadeiro show de apresentações em mais uma noite da Caravana do Forró 2026. O evento contou com a participação de pessoas de todas as idades, que participaram com alegria dos festejos.

Após as apresentações das quadrilhas juninas aconteceram no palco os shows com Forrozão WA e Joseano VIP. A galera dançou muito forró e curtiu bastante ao som dos artistas locais que animaram os festejos juninos da cidade carinho.

A Caravana do Forró teve início no dia 12 de Junho, passando pelo Bairro Pimenteira, Conjunto Olival Tenório, Belo Horizonte e Chã da Imbira, com a proposta de aproximar os festejos juninos de todas as comunidades. A ultima noite do evento acontecerá nesta sexta-feira dia 26 na Galeria Santa Luzia em Luziápolis.

O projeto ainda tem um efeito importante para a economia local, onde os barraqueiros / ambulantes tem a oportunidade de movimentar suas vendas com a comercialização de lanches, bebidas, entre outros.

O evento é uma realização da Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria de Comunicação e Eventos, Secretaria de Cultura e Turismo e da Diretoria de Cultura e eventos da SEMED.






Artista campo-alegrense integra a bancada de avaliadores juninos no tradicional concurso Forró e Folia de Alagoas

Além da grande representatividade de Campo Alegre nos tablados de Alagoas através da Junina Luar do Campo, o município de Campo Alegre também ocupou uma cadeira na bancada de avaliadores juninos através do artista, Birah Tavares.

O artista e professor reside no Distrito Luziápolis, com atuação de 12 anos em grupos e atividades culturais. Formado em Dança pela Universidade Federal de Alagoas e com pós graduação em artes, cultura e educação.

O tradicional concurso Forró é Folia está em sua 16° edição, sendo sediado na Pecuária na capital alagoana. O evento reúne grandes quadrilhas de Alagoas, sendo uma grande vitrine no São João Alagoano.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Prefeitura de Campo Alegre realiza revisão e validação da Agenda Transversal da Criança e do Adolescente

A ação é coordenada através da Secretaria de Assistência Social e Direito a Cidadania e a Secretaria de Finanças e Planejamento.

Nesta terça-feira 23 de junho, foi realizada uma importante reunião destinada à revisão e validação da Agenda Transversal da Criança e do Adolescente do município de Campo Alegre. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento.

Durante a reunião foi realizada uma análise detalhada do material elaborado pela Comissão Intersetorial dos Direitos da Infância e Adolescência dos Selos UNICEF e ABRINQ, com destaque para as contribuições das áreas da Assistência Social, Saúde e Educação.

O documento foi articulado ao Plano Plurianual (PPA) do município, garantindo alinhamento entre o planejamento governamental e as ações voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A construção da Agenda Transversal também considerou importantes instrumentos de planejamento e diagnóstico, como o Relatório de Linha de Base do Selo UNICEF, os Planos Municipais setoriais e informações provenientes de fontes oficiais do Governo Federal, possibilitando um retrato mais preciso da realidade local da infância e adolescência.

Na oportunidade, foram discutidos aspectos relacionados à transversalidade das políticas públicas, ao monitoramento das ações e aos mecanismos de avaliação da Agenda, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e com a efetivação de seus direitos.

Participaram do encontro a Assistente Social e Articuladora dos Selos UNICEF e ABRINQ, Luiza Santana, e a Contadora e Secretária Executiva de Planejamento e Orçamento, Janaina Matias.