quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

CRAS de Campo Alegre realiza 1º Oficina de Educação Financeira denominada Futuro na Mão

Na manhã do ultimo dia 18 de dezembro, a assistente social Dayara Pinto e a psicóloga Danielle Tavares, técnicas de referência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) sede realizaram a primeira oficina de Educação Financeira com as usuárias acompanhadas pelas visitadoras do Programa Criança Feliz (PCF). A oficina aconteceu no Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Zenóbia Ferreira.

As oficinas foram pensadas através de um estudo realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social - MDS com beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), considerando que o PBF prevê, dentre as ações complementares, estratégias de educação financeira para as famílias beneficiárias a fim de contribuir para a organização do orçamento familiar. O estudo também teve como resultado a identificação do CRAS como local ideal para aplicação da metodologia, pela relação estabelecida com o público e pelo desenvolvimento do trabalho social com as famílias dos territórios mais vulneráveis.

O MDS prevê a articulação com instituições públicas com o objetivo de promover ações coordenadas e continuadas de promoção da inserção e educação financeiras destinadas aos beneficiários do Programa Bolsa Família. Em julho de 2018, a coordenadora do CRAS da sede, Ingridd Gomes, junto com a coordenadora da Vigilância Socioassistencial de Campo Alegre, Isabela Gomes, participaram da II Oficina de Formação de Facilitadores, que aconteceu em Maceió com municípios selecionados da Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. E, desde então, o CRAS da sede do município está habilitado para a execução das oficinas.

O ciclo de oficinas se dispõe em 3 momentos distintos e tem como objetivo central contribuir com a autonomia das famílias, o fortalecimento da sua capacidade protetiva e de prevenção de vulnerabilidades e situações de risco. A primeira oficina, aconteceu em parceria com a supervisora e visitadoras do Programa Criança Feliz da sede e, contou com ampla participação. Trabalhou-se na perspectiva de identificação da fonte de renda e para onde ela é destinada, assim como na confecção dos cofrinhos das famílias. A segunda etapa da oficina será realizada em janeiro de 2019.

Este é um projeto que inicia sua execução com as famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz e que terá extensão para outros públicos posteriormente.

Nenhum comentário: