quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Coordenação Estadual da UNCME-AL realiza primeira reunião do colegiado estratégico

Com o objetivo de direcionar as atribuições dos membros da atual Diretoria da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, do Estado de Alagoas, eleita no dia 25 de outubro, durante o XV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação, realizado em Pão de Açúcar – AL, para o biênio 2018/2020, foi realizada a I Reunião do Colegiado Estratégico, no último dia 05 de dezembro, no Auditório da UNDIME/AL em Maceió.

A reunião foi comandada pelo Coordenador Estadual da UNCME/AL, professor Lucas Rinaldo, conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre – AL, que atualmente, de acordo com o Estatuto da Instituição é a sede da UNCME/AL.

Antes de proceder a transição de cargo, a professora Marly Vidinha, apresentou o Relatório das ações realizadas pela UNCME/AL, no período de julho de 2014 a outubro de 2018, sob sua Coordenação, por dois mandatos consecutivos. Também foi lida a Ata da Reunião da Eleição da nova Diretoria.

Em seguida, passando os trabalhos ao atual Coordenador Estadual, prof.º Lucas Rinaldo, o mesmo agradeceu a parceria da companheira, desejando as boas vindas à todos os membros e justificando a ausência de alguns companheiros.

A Reunião do Colegiado Estratégico da UNCME/AL, foi pontuada da seguinte forma, por Lucas Rinaldo:

1º Situando a todos os membros acerca do Estatuto da Instituição, tratando da Denominação, sede, abrangência e finalidade. Dando ênfase ao art. 3º do Estatuto que esclarece as finalidades da UNCME e acrescentou que, é este artigo que fortalece a criação do Plano de Trabalho Institucional. Também falou sobre os associados da UNCME, a importância da filiação dos CMEs junto a UNCME NACIONAL, lembrando da Importância do cumprimento também, do pagamento da anuidade, conforme estabelece a Resolução nº 01/2018 da UNCME NACIONAL.

Esses documentos: Estatuto, a Carta de Londrina, Edital nº 07/2018 e a Resolução já citada, serão encaminhados para todos/as, inclusive aos presidentes dos Conselhos Municipais de Educação de Alagoas socializou com todos/as a nova estrutura organizacional da UNCME/AL, assim composta: Assembleia Geral, Coordenação estadual, Coordenações de Polos Regionais (10), Diretoria Administrativa e Financeira, Diretoria de Articulação Política Institucional, Diretoria de Formação, Diretoria de Legislação e Normas, Secretaria Executiva, Conselho Fiscal e Assessoria Técnicas, de Comunicação e Jurídica. Foi apresentada uma proposta de Plano de Ação para a UNCME/AL – 2018/2019.

Lucas Rinaldo, após todas as discussões e esclarecimentos pertinentes, declarou a todos que: as atribuições serão, especificamente, definidas em Regimento Interno da UNCME/AL, em consonância com o Estatuto desta Instituição, que será uma das primeiras ações, ainda, para este final de 2018.
Estiveram participando também da Reunião, a vice-presidente da UNCME NACIONAL e vice Coordenadora da UNCME/AL, Marly do Socorro Vidinha, o Diretor Administrativo e Financeiro da UNCME, José Jadilson da Silva, Presidente do CMECA/AL, a Coordenadora do Pólo I, Cleilda Maria Araújo Motta, do CME de Paripueira, a Coordenadora do Pólo IV, Elma Cavalcante da Silva, do CME de Girau do Ponciano, a Coordenadora do Pólo V, Daniela Patrícia Barros, CME de Major Izidoro, a Coordenadora do Pólo VI, Antónia de Pádua Ferraz, CME de Maragogi, Coordenadora do Pólo VII, Denise Cavalcante Tenório, CME de Palmeira dos Índios, também participaram; Elisângela Mercado: COMED Maceió, da Diretoria de Formação, Maria Josineide Vasconcelos Granja, da Assessoria Técnica, João Henrique Oliveira da Diretoria de Legislação e Normas, Ronaldo José dos Santos e José Rivaldo Silva do Conselho Fiscal, bem como as Secretárias Executivas: Maria Augusta, CME de São Sebastião, Jivoneide Araújo – CEE/AL e Maria Nilda do CME de Campo Alegre.

Nenhum comentário: