quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos envolve mais de 500 alunos da rede municipal de ensino

O município de Campo Alegre em 2015 aderiu ao Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, cujo objetivo era promover uma proposta pedagógica inovadora capaz de estimular o desenvolvimento de competências essenciais que aproximassem o cotidiano escolar do mundo dos negócios, fomentando o empreendedorismo e proporcionando a sua prática.

O projeto é uma parceria entre o Município de Campo Alegre – Alagoas e o SEBRAE, envolvendo estudantes de 1º ao 9º ano das Escolas Municipais Maria Lourinete Porto Guimarães e João Fernandes Vieira Filho, localizadas no Povoado Chã da Imbira.

Desde 2015 as duas escolas que aderiram ao projeto têm trabalhado diversos temas como: O Mundo das Ervas Aromáticas; Temperos Naturais; Oficina de Brinquedos Ecológicos; Locadora de Produtos; Sabores e Cores; Eco Papelaria; Artesanato Sustentável; Empreendedorismo Social e Novas Ideias, Grandes Negócios. 

Este ano, o projeto teve início no mês de agosto e foi desenvolvido pelos professores, em quatro horas semanais, durante todo o semestre, envolvendo toda a comunidade escolar, que contribuiu com a doação de diversos materiais, como garrafa PET, retalhos de tecido, e outros materiais recicláveis, que em boa parte dos locais, são descartados como lixo. Além disso, foram envolvidos os professores, equipe diretiva e aproximadamente 500 alunos do Ensino Fundamental, distribuídos entre duas escolas.

A coordenadora Xarlene Roberto, da Escola Maria Lourinete, pontuou: “Todos estão animados e alegres com os trabalhos elaborados. Estamos na certeza, de que além de educar, estamos preparando-os para o futuro, para serem empreendedores que consigam conduzir suas vidas de forma autônoma”.

O JEPP traz um ganho muito grande para a comunidade escolar e local, pois contribui significativamente na construção do desenvolvimento das habilidades e atitudes empreendedoras. Dentro deste programa os alunos recebem todo material didático e o apoio da escola, além da dedicação e vontade de fazer a diferença dos professores, que buscam desenvolver autonomia em si e nos alunos, tornando-os grandes protagonistas.

“O JEPP, alia-se a um ambiente propício à aprendizagem, favorecendo o envolvimento do aluno no próprio ato de fazer, pensar e aprender, características fundamentais dos comportamentos empreendedores. Nós entendemos que o perfil do professor de educação empreendedora deve ser o de mediador das descobertas do grupo”, ressalta a diretora, Sueli Paiva.
 

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