terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Membros do COMSEA participam de visita as hortas das Escolas Municiais Hildebrando e Virgem do Pobres

Em reunião ordinária realizada no dia 27 de novembro de 2018, os conselheiros que atuam no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA, participaram de uma visita as hortas das Escolas Municipais Hildebrando Veríssimo Guimarães e Virgem dos Pobres.

Na Escola Monsenhor Hildebrando, foram recebidos pela Diretora Maria Anísia Ferreira Ribas e pelo Vice Diretor Edvaldo Medeiros, que mostraram a horta e a cisterna da Escola. Na ocasião relataram que a manutenção da horta envolve toda a comunidade escolar, exigindo dos alunos turnos opostos e até mesmo o dia de sábado. 

Os conselheiros ficaram encantados com o cuidado e a variedade de plantas medicinais, ervas, verduras e hortaliças que encontraram no local, assim como a criatividade no uso de pneus, garrafas e bambus para a demarcação dos canteiros e decoração do “Espaço Verde”. 

A Diretora Anísia relatou que quando um aluno está doente ou sentindo dores na Escola, eles não ofertam remédios, pedem para o aluno escolher que tipo de chá ele prefere, evitado assim, a automedicação. Foi nos mostrada a cisterna e a sua importância para o uso consciente da água, na Escola. 

Em seguida os conselheiros seguiram para a Escola Virgem dos Pobres, onde foram recebidos pela Diretora Claudete dos Santos e pela conselheira Cícera, que apresentou a horta e relatou que a mesma não se encontra tão variada porque o período de férias está chegando. 

Os conselheiros José Fagundes e Vânia Lúcia visualizaram a necessidade de apoio em relação a insumos para a horta da Escola. Ao final da visita, os conselheiros presentes agradeceram a receptividade que receberam nas Escolas.

O Conselho 

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA que foi criado em Campo Alegre em 28 de março de 2018, através da Lei Nº 880/2018 e constitui-se como um espaço de articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para a formulação de diretrizes para políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional.
 

Nenhum comentário: