terça-feira, 30 de janeiro de 2018

SEMED realiza semana pedagógica para as equipes gestoras da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED realizou a Semana Pedagógica para as equipes gestoras do Ensino Fundamental I, II e EJA, que teve início na quinta-feira (25), dando continuidade as atividades na sexta-feira (26) e finalizando nesta segunda-feira (29).
 
A Semana Pedagógica aconteceu no pátio da Escola Municipal Vereador João Rogério e teve o intuito de contribuir para um planejamento a nível municipal, antecipando ideias e ações que envolvam o crescimento de uma aprendizagem de qualidade, para garantir o sucesso e o desenvolvimento dos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino.

Durante esses dias, os gestores e toda a equipe pedagógica reuniram-se para projetar os 200 dias do ano letivo 2018, indicando os caminhos a serem seguidos para se chegar aos objetivos educacionais almejados. Este também é um momento para integrar os professores novos, com relação ao modo de trabalhar em equipe.

No primeiro encontro, aconteceu a reunião com equipes gestoras do Ensino Fundamental I, II e EJA, para apresentação dos membros da equipe da Diretoria de Gestão de Ensino – DIGEN, em seguida foram proporcionados momentos de reflexões sobre o planejamento pessoal e profissional, envolvendo ideias de renovações para o sucesso individual por meio de dinâmicas e do vídeo de Leandro Karnal com o tema: O que estou fazendo de mim?.

Já no segundo dia da Semana Pedagógica, foram discutidos assuntos referentes ao planejamento pedagógico reunindo ideias primordiais para o desenvolvimento integral dos alunos e as orientações pedagógicas para o ano letivo de 2018 com intuito de incentivar, multiplicar e adotar ações inovadoras nas Instituições de Ensino da Rede Municipal.

No terceiro momento, o estudo foi direcionado pela equipe da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino – DIGESE, que apresentou a equipe responsável pela ação gestora, abordando temas como: Calendário Escolar; Normatização; Legislação Educacional e o Plano de Trabalho Anual, a fim de deixar todos os presentes a par destes assuntos e embasados para o início do ano letivo.

Esses dias de estudos, com o envolvimento de todas as equipes gestoras das 17 Instituições de Ensino do Fundamenta I, II e EJA, vem agregar valor ao trabalho que já está sendo promovido, primando por continuar avançando e elevando ao máximo a qualidade da educação no município de Campo Alegre.

A Secretária de Educação do Município, Professora Graciene Alencar, reafirmou o compromisso da gestão municipal e instituiu este ano como o “Ano da Alfabetização”, com o objetivo de melhorar os resultados em letramento e matemática e assim minimizar as dificuldades de ensino e aprendizagem, como também investir na Formação Continuada dos profissionais da educação.

“A semana Pedagógica tem seu objetivo alcançado quando todos saem dela sabendo que a “sua” parte compõe o “todo”, e que quando este “todo” está bem é muito bom, mas quando o “todo” não anda bem e está caminhando de maneira contrária ao esperado, então cada um deverá mudar. Não dá para ficar do mesmo jeito. Temos que crescer e buscar nos aprimorar, fazendo sempre o melhor e buscando crescer sempre mais e é por isto, que a Gestão Municipal, através da Secretaria de Educação, tem buscado a cada dia, proporcionar condições de trabalho aos profissionais da educação, ofertando Formação Continuada, a fim de que os mesmos possam desenvolver seus trabalhos, primando pela qualidade no processo de ensino e aprendizagem” destacou a secretária.
 

Nenhum comentário: