quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Secretarias integradas traçam estratégias para busca ativa de crianças e jovens que estão fora da escola

A gestão da Prefeita Pauline Pereira é pautada pelo compromisso com a integração e o desenvolvimento do município, bem como de seus munícipes. E vem ao longo dos anos, investindo em diversas áreas, sobretudo, na educação, por entender que é a base do processo de desenvolvimento de uma região, de um País.

Tem, ao lado de sua equipe, buscado mecanismos para o cumprimento das metas e estratégias expressas no Plano Municipal de Educação – PME, e neste momento para universalizar o atendimento às crianças e jovens que por alguma razão estão fora da escola.

Deste modo, as Secretárias Municipais Graciene Alencar (Educação) Tamires dos Santos (Saúde) e Andreza Matias (Mulher), o Secretário Márcio José (Comunicação), Regivan de Farias (Secretário Adjunto de Saúde), Mayara Lemos (Técnica da Secretaria de Assistência), representando a secretária Isys Roberta, o Diretor de Gestão Educacional, Marcos Fernando e os demais técnicos da SEMED, Mônica Gomes, Silene Santos, Lucivânio Madeiro e Edivaldo Santos estiveram reunidos na segunda-feira (22) para traçarem estratégias na busca ativa de jovens e crianças que estão fora da escola.

A reunião teve como intuito encontrar uma estratégia para fortalecer a busca ativa, que é uma meta da Prefeita e já acontece no município, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, por meio do “Projeto Escola Presente” que será fortalecido com a Plataforma Busca Ativa Escolar, que é uma ferramenta tecnológica, desenvolvida pelo UNICEF, Instituto Tim, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), que possibilita o compartilhamento de dados e informações entre as secretarias envolvidas.

Uma das estratégias é a parceria com Agentes de Saúde e organização do Dia D “FORA DA ESCOLA NÃO PODE”. Para isso, na terça-feira (23), as secretarias integradas estiveram reunidas com agentes de saúde da sede e adjacências e do Distrito de Luziápolis para apresentarem a proposta e o instrumento que será utilizado para essa busca ativa.  A integração entre as secretarias na realização desta ação alcançará um número bem maior de visitas, conseguindo identificar e encaminhar esses jovens e crianças para se matricularem.

“A reunião foi excelente. Os agentes de saúde se colocaram a disposição para nos ajudarem nesta busca pelas crianças e jovens que estão fora da escola ou que por algum motivo ainda não se matricularam, e já desenvolvemos estratégias para isso, inclusive, fazendo um grande mutirão onde todos estaremos envolvidos e visitaremos casa a casa para buscar essas crianças e jovens no “Dia D – Fora da escola não pode”, assim, aproveito a oportunidade para agradecer aos colegas secretários, envolvidos nessa ação, que não mediram esforços para nos ajudarem a criar essas estratégias, colocando-se a disposição, bem como a todos os agentes que abraçaram a causa, a minha querida equipe SEMED e não poderia deixar de agradecer a Prefeita Pauline Pereira, que tem proporcionado todas as condições necessárias para que possamos desenvolver nosso trabalho com qualidade, integração e parceria” frisou a secretária de Educação.

É mais uma ação da gestão municipal que tem assumido o compromisso de ofertar uma educação efetiva e de qualidade, com foco no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e social dos campo-alegrenses.
 

Nenhum comentário: