sábado, 22 de outubro de 2016

Unidades de Saúde de Campo Alegre realizam várias ações em adesão a Campanha Outubro Rosa

As ações foram realizadas no Combate ao Câncer de Mama e Câncer do Colo do útero 

O município de Campo Alegre em mais um ano aderiu a Campanha Outubro Rosa - campanha de conscientização de Combate ao Câncer de Mama e o Câncer ginecológico, tornando como tema central dos serviços ofertados em todas as Unidades Básicas de Saúde e vários outros setores da Prefeitura de Campo Alegre.

Desde o início de outubro, a Secretaria de Saúde em parceria com outras secretarias municipais, vem promovendo a Campanha de Combate ao Câncer de Mama e Ginecológico no município. Todas as Unidades Básicas de Saúde, a Unidade Mista Senador Arnon de Mello e a Academia da Saúde realizaram ações da campanha.

Segundo a secretária de Saúde Tamiris dos Santos, o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “É o momento dedicado em especial à saúde da mulher, visto que é a responsável por mais de 80% dos acolhimentos realizados pela Secretaria de Saúde”, falou.

Confira abaixo as ações realizadas:

A Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira localizada no Bairro Osar da Cunha Lima iniciou as atividades do outubro rosa coma realização de várias ações.

A UBS Edja Lidiane Ferreira, no Conjunto Olival Tenório, realizou apresentação de palestras, depoimentos de pacientes curadas do câncer de mama, dinâmica, distribuição de brindes e citologias.

Na UBS Jorge Correia, foi realizado mutirão de citologias, palestras educativas e dinâmicas.

A ação da UBS Rosalvo Ivo, no povoado Belo Horizonte, teve a realização de palestras com a participação de toda a equipe, dinâmicas, citologias e marcação de mamografias.

O outubro rosa da UBS 11 Luziápolis, teve a realização de palestras, citologias, distribuição de brindes e dinâmicas.

Na UBS 09 Usina Porto Rico, houve palestras sobre câncer de mama e realização do autoexame, citologias e distribuição de brindes.

A Ação da UBS 08 Luziápolis teve a realização de palestras com a participação da médica, dentista, nutricionista, citologias e distribuição de brindes.

No PSF 03 na sede do município, também foram realizadas palestras com a participação de toda a equipe, testes rápidos, citologias e marcação de mamografias.

Já no PSF 06 Luziápolis aconteceram palestras, citologias, marcação de mamografias.

Na Unidade Básica de Saúde José Egídio, a ação contou com a realização de palestras, testes rápidos e citologias.

O Outubro Rosa do PSF 07 teve a participação de mais de 80 pessoas em uma das ações, onde foi realizada uma importante palestra sobre o câncer de mama, testes rápidos, citologias, solicitações de mamografia, sorteios de brindes e 02 cestas básicas, sorteios para fazer unhas, e também um depoimento de uma paciente que foi curada do câncer de mama.

Na UBS 05 em Luziápolis também foram realizadas palestras, citologias e marcação de mamografias.

No Povoado Chã da Imbira, a equipe do PSF preparou uma grande programação com a participação de toda a equipe, onde foram realizadas palestras, aula de ginástica com o professor Cleiber Meireles e palestra educativa com a enfermeira Leila na escola Lourinete Porto Guimarães e palestra na Creche Valcira de Medeiros.

No Povoado Pimenteira a equipe da UBS Luana Kelly - PSF 15, realizou a ação que contou com aula de zumba, palestras, marcação de mamografia, testes rápidos.

Na academia de saúde também teve programação em adesão ao Outubro Rosa onde teve aula de zumba, ginástica, aeróbica, palestra e dinâmicas.

Na Unidade Mista Senador Arnon de Melo, também foram realizadas palestras, testes rápidos, marcação de mamografias e realização de citologia.


 


Nenhum comentário: