segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Campo Alegre implanta Programa de Controle ao Tabagismo

Pioneiro na 5ª região de saúde no Estado de Alagoas, o município de Campo Alegre é um dos poucos municípios que realiza com regularidade o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, com a distribuição de medicamentos e reposição de nicotina através dos adesivos.

O programa atende fumantes de toda a cidade e será levado para os demais postos para facilitar a participação dos usuários. Cada programa tem duração de 10 encontros e posteriormente são realizados outros encontros de manutenção. No mês de outubro o programa irá se expandir para o distrito de Luziápolis em todas as UBS’s.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa evitável de morte. Os malefícios do uso de derivados do tabaco vão desde câncer de pulmão e de outros cânceres, além de enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral, envelhecimento prematuro da pele, entre outros. Na gestante, diminui o oxigênio que chega ao bebê, trazendo problemas ao seu desenvolvimento.

Segundo o enfermeiro George Leite, coordenador da Atenção Primária à Saúde, é considerado ex-fumante o usuário que ficar um ano longe de cigarros. Ele também reforça o convite aos interessados em participar do curso, que devem ligar para o telefone 82 3275-1183.

Nenhum comentário: