terça-feira, 25 de outubro de 2016

Prefeitura de Campo Alegre decreta estado de emergência devido a seca

A prefeitura de Campo Alegre decretou estado de emergência no município devido a seca e a falta de chuvas na região Agreste de Alagoas. Em outubro deste ano o Governo Federal reconheceu situação de emergência em 40 municípios do estado.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (25), e foi assinada pela prefeita, Pauline de Fátima Pereira Albuquerque (PSDB).

De acordo com a publicação, a produtividade agrícola do município está prejudicada devido ao período de estiagem. O decreto considerou que as chuvas que ocorreram na região não foram suficientes para aumentar o nível de água em todos os reservatórios como rios, barragens e açudes.

A prefeitura informa que o município depende quase exclusivamente do setor agropecuário e que houve perdas consideráveis e expressivas das pastagens e lavouras da região. Além disso, o abastecimento de água para o consumo humano também está prejudicado e compromete o padrão e a qualidade de vida da população, provocando também os desastres secundários de natureza humana, como o desemprego e a fome.

Foi autorizado a celebração de convênios de cooperação técnica e financeira entre o município de Campo Alegre e os demais estados da federação que tenham como objetivo diminuir os efeitos da estiagem na região.

A situação de emergência é válida para toda a área urbana e rural de Campo Alegre por um prazo de 90 dias, podendo se estender até no máximo 180 dias.
Com G1 Alagoas

Nenhum comentário: