terça-feira, 21 de junho de 2016

Relembre entrevista que fiz com palhaço Ventinha em sua passagem por Campo Alegre em 2012

O palhaço VENTINHA líder da Companhia circense Incaros, que atualmente encontra-se em curta temporada na cidade de Campo Alegre, recebeu nossa reportagem minutos antes de um dos espetáculos de sua Companhia, para mostrar um pouco da arte do circo e falar sobre o dia-a-dia da vida do artista de circense.

Na ocasião, ele nos falou sobre sua carreira como palhaço que começou logo cedo, pois nasceu e cresceu trabalhando com seus pais no circo, onde a companhia foi fundada por seus avós, e hoje seus filhos já representam a quinta geração da família dando sequência a história da família Incaros no picadeiro.

Ventinha disse ser um homem realizado, pois criou seus filhos fazendo o que gosta, levando a magia e alegria do circo a muita gente. “Hoje já tenho uma netinha, e um filho terminando faculdade, devo isso aos ao público e aos parceiros que encontrei nos estados do Brasil que já passei”.

Falou de dificuldades teve que enfrentar quando deixou de trabalhar no circo de seu pai, “Passei momentos complicados trabalhando para os outros, mas dei a volta por cima”, se referindo a quando recomeçou montando sua própria companhia “Incaros” no início dos anos 90 em Campo Alegre Alagoas.

Disse ainda que o que mais marca sua vida é a emoção ao ser sempre bem recebido nas cidades por onde passa; “Meu atual circo começou muito pequeno, não tinha nem lona, a primeira apresentação foi em Campo Alegre, mas hoje sinto orgulho em já ter participado de programas como os trapalhões, e já ter apresentado em minha companhia artistas como Marcos Frota, Nívea Stelman entre outros, e já concedeu várias entrevistas para TV, inclusive a Pedro Bial.

Hoje a companhia apresenta um espetáculo tradicional com números diversos como malabaristas, trapezistas, equilibristas e ilusionistas. Inclusive um dos melhores palhaços do circo é seu filho Incaros ou palhaço Ventania.

Sobre o futuro disse que seu sonho é voltar a morar em Alagoas, montar uma escola de circo e viver o resto de sua vida sem tantas viagens. Quanto à companhia, esta deve continuar se apresentando Brasil a fora sob o comando de seus filhos, pois todos já trabalham no circo.

Companhia Incaros continua em temporada na cidade de Campo Alegre 

A companhia Incaros surgiu de uma tradicional família circense com mais de 100 anos de história. Foi formada na cidade de Campo Alegre, no estado de Alagoas em 1990 pelo palhaço Ventinha. O circo tem sede em Luís Eduardo Magalhães-BA e em Taguatinga-DF. Já percorreu vários estados do Brasil como São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Piauí, Sergipe, Bahia entre outros.

Hoje, sob o comando de Idelcarlos (Ventinha) e três de seus filhos, a companhia é formada por aproximadamente 30 pessoas, sendo que cerca de 20 delas são artistas profissionais, os quais fazem parte da 4ª geração e também já tem artista da 5ª geração que é o filho do palhaço Ventania, o pequeno Palhaço Tutuzinho, de apenas 2 anos de idade. O Circo Incaros caracteriza-se por ser uma companhia familiar, fator preponderante para o sucesso e integridade durante tanto tempo de estrada.

O espetáculo conta com mais de 20 atrações que prometem encantar crianças, jovens e adultos de todas as idades. São aproximadamente duas horas de pura magia, alegria e descontração. É um show de circo para toda a família.

Para oferecer um espetáculo completo e inesquecível, um elenco de artistas prepara um lúcido repertório com apresentações de equilibristas, contorcionistas, bailarinas, trapezistas, mágicos e os engraçadíssimos palhaços: Ventania, Xaropinho, Espanta, Chapeuzinho, Pepito e Matraca. O espetáculo conta também com a incrível Banda Maluca, Giro Espacial, Taxi Maluco e muito mais.

Nenhum comentário: