terça-feira, 29 de setembro de 2015

Tecnologia: Diário Digital, uma realidade nas escolas da rede de ensino em Campo Alegre

Na atual conjuntura sociocultural, o conhecimento tornou-se cada vez mais dinâmico e compartilhado, com a chegada das tecnologias da comunicação e da informação (TIC’s). Essas ferramentas tecnológicas vêm sendo inseridas no cotidiano escolar, desenvolvendo habilidades e competências, tanto com educandos quanto com profissionais da educação, oportunizando a construção de conhecimentos significativos para o convívio na sociedade.

Para atender esta nova realidade, profissionais da Secretaria Municipal de Educação - SEMED de Campo Alegre desenvolveram o diário digital automatizado para dinamizar o preenchimento dos diários de classe.

Todas as unidades escolares de Campo Alegre estão utilizando o diário digital tendo em vista a sua praticidade e redução do tempo, para cálculos e preenchimento.

O diário de classe digital proporciona alguns benefícios para os professores que dele se utilizam como, por exemplo, a contagem automática do número de faltas dos alunos, da quantidade de aulas dadas, o cálculo das médias, bem como o vínculo dos dados que devem constar em mais de uma planilha. Esses são os principais fatores que tem motivado os educadores das escolas de educação básica, a utilizarem o diário digital em sua rotina diária.

O professor Leandro Madeiro, Gerente de Programas e Convênios explicou que no primeiro momento a reação dos profissionais da educação foi de preocupação, a maioria tinham receio que a nova ferramenta fosse dá mais trabalho, no entanto depois de familiarizados com o Diário Digital Automatizado, vários profissionais tem relatado a melhoria do processo de preenchimento dos diários de classe com o diário digital, pois além de construir novos conhecimentos técnicos, se beneficiam com a redução do tempo para essa tarefa burocrática da rotina escolar.

A professora do maternal, Ana Lucia dos Santos do Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira no Distrito de Luziápolis, disse, “a inovação no início assustou, mas com a prática a gente domina as técnicas, quando fazemos algo errado a forma de corrigir é super prática, antes a gente tinha que refazer tudo de novo, não podia ter rasuras no diário impresso. O diário digital foi uma grande aquisição da SEMED, estou muito satisfeita com a agilidade e praticidade que ele nos proporciona”, destacou a professora.

Já o professor Josuel Farias da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva, reafirmou os benéficos elencados pela colega, destacou a agilidade e a praticidade que o mesmo propicia aos educadores.

O Coordenador de Planejamento e Gestão Educacional professor Marcos Cavalcante, explicou que, investir em tecnologia a serviço da educação tem significado para o município de Campo Alegre, além de conhecimentos a serem construídos, rapidez na execução dos programas projetos e ações cotidianas, melhorando significativamente a comunicação as informações.

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