terça-feira, 1 de setembro de 2015

Avaliação das Unidades de Ensino Infantil é debatida em reunião da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre

Membros das Instituições públicas da Educação Infantil da Rede Municipal de ensino, Secretaria Municipal de Educação - SEMED, representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação – CME e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, participaram de reunião promovida pela Gerencia de Educação Infantil da SEMED de Campo Alegre, nesta segunda-feira 31 de agosto, para debater os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil.

O público composto por gestores escolares, diretoras, coordenadoras, técnicas e conselheiros contou com a participação e apresentação da professora Salézia Magna sobre os instrumentos que compõe o processo de avaliação institucional participativa nos Centros de Educação Infantil – CEI. A mesma destacou que esta avaliação se dá com base em Parâmetros Nacionais de Qualidade, a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, além de outros indicadores relevantes.

A metodologia proposta pelo documento de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, conhecido informalmente como Indique – EI, foi elaborado em 2009 pelo MEC com o propósito de criar condições efetivas para a democratização da escola. Sua metodologia foi concebida para que a comunidade reunida possa avaliar sua realidade, identificar prioridades, estabelecer e implementar planos de ação e monitorar seus resultados.

É Importante ressaltar que essa ação faz parte da Meta 1 e é explicitada  na estratégia 1.4 do Plano Municipal de Educação- PME  de  Campo Alegre.

O processo visa envolver todos os profissionais - Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores - favorecendo que tragam suas impressões e opiniões sobre as experiências vividas em suas Unidades.

A professora Ana Maria explicou ainda que será trabalhado a auto avaliação ou avaliação das instituições com a presença dos pais/responsáveis, pois para nós as famílias terão contribuições significativas na análise do trabalho desenvolvido pelos Centro de Educação Infantil e temos convicção que este momento será de grandes ganhos para a educação infantil em nosso município, faremos desse mais um instrumento  de garantia de direitos das  crianças.

A reunião foi concluída com êxito, e os participantes entenderam os objetivos dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, os principais conceitos utilizados e se comprometeram a iniciarem o processo de mobilização, articulação e organização das unidades escolares para este importante momento pedagógico.

Nenhum comentário: