domingo, 6 de setembro de 2015

Educadores participaram do III módulo do Programa de Desenvolvimento de Líderes Escolares – PRODELE

O PRODELE teve o terceiro módulo executado com sucesso, a formação continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Técnicos das Secretarias Municipais de Educação, dos municípios de Campo Alegre, Teotônio Vilela e Junqueiro, aconteceu no dia 04 de Setembro, sediada no município de Junqueiro e contou com um público envolvido e centrado nos conteúdos apresentados pelo Professor Doutor em Educação Júlio César Furtado, sendo eles:

A Especificidade da Gestão Pedagógica;
Aprendizagem Significativa e a Questão de Erro;
A mediação da Aprendizagem e o Desenvolvimento de Competências e
Mudança na Avaliação da Aprendizagem: necessidades e resistências.

Objetivando promover o aprimoramento da ação dos Líderes Escolares buscando garantir resultados efetivos através de suas equipes, a formação continuada envolvendo os três municípios tem alcançado seu objetivo. Para Ana Paula Carvalho, Gerente de Formação Continuada da SEMED de Campo Alegre, “a formação tem nos ajudado a alcançar o nosso objetivo no exercício diário de nossas ações pedagógicas. É visível a mudança de comportamento e compreensão dos profissionais a partir das especificidades da Gestão Escolar.

Tem sido muito prazeroso ouvir das colegas o quanto essa formação tem contribuído para sua atuação pessoal e profissional. Esse é sem dúvida um investimento grandioso que a Prefeita Pauline Pereira e demais gestores municipais estão fazendo, garantir equipes profissionais habilitadas e qualificadas é garantir uma educação de qualidade para todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos nossos municípios”, explicou a Técnica da SEMED de Campo Alegre, que também atua no município de Junqueiro.

Para Elisangela Vicente, Assessora Especial da SEMED de Campo Alegre, “essa formação tem incidido efetivamente no dia-a-dia de nossos Gestores Escolares, Coordenadores e Técnicos da SEMED de Campo Alegre, poder rever métodos valores e princípios básicos da educação é sempre válido e necessário para melhorar a qualidade da nossa atuação enquanto profissionais e podermos oferecer o melhor de cada um de nós a serviço da nossa comunidade”.

A formação contou também com a participação da Prefeita Pauline Pereira, do Secretário Adjunto de Educação Claudio da Costa e de mais de 50 profissionais das equipes gestoras e equipe técnica da SEMED de Campo Alegre.

O terceiro encontro do PRODELE contou com a realização de uma palestra proferida pelo Prof. Dr. Júlio Furtado para os professores de Língua Portuguesa e Matemática dos 9° anos e para os Docentes dos 5º anos do Ensino Fundamental, dos três municípios parceiros, que aconteceu no dia 03 de Setembro no Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene, no município de Teotônio Vilela, com a temática “PROFESSANDO O QUE PROFESSOR?”

A palestra objetivou a motivação e mobilização dos profissionais rumo às demandas da Prova Brasil, que acontecerá no mês de outubro tem como objetivo avaliar o nível de  aprendizagem dos estudantes das escolas públicas brasileiras.

Claudio da Costa, Secretário Adjunto da SEMED afirmou que “os  dois momentos foram enriquecedores, questionamentos pertinentes elevam nossa autocrítica e auto estima contribuindo para nossa atuação profissional, vivemos tempos de  profundas transformações sociais e culturais, e estas formações, palestras,  ajudam-nos  compreender e superar os novos desafios”.


Nenhum comentário: