segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Soja produzida em Campo Alegre será exportada para a Europa

Alagoas planta soja em aproximadamente 200 hectares de terras nos municípios de Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro e Porto Calvo 

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), realiza nesta terça-feira (22), a partir das 9h, um Dia de Campo para colheita de soja na Fazenda Ribeira, no município de Campo Alegre. A área de mais de 50 hectares pertence ao empresário Everaldo Tenório, que, na oportunidade, deverá anunciar a comercialização da sua produção para países da Europa.

O volume de soja a ser colhida na região de Campo Alegre ainda não foi calculado, mas segundo o empresário, já tem sua exportação garantida. Atualmente, Alagoas planta soja em aproximadamente 200 hectares de terra nos municípios de Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro e Porto Calvo. Em 2014, foram produzidas no Estado 10 mil toneladas do grão.

Na avaliação do empresário, a localização de Alagoas favorece o Estado como produtor de soja para outros estados do Brasil e para o exterior. “O terminal de escoamento de grãos inaugurado em Sergipe fica a 300 quilômetros de algumas áreas onde a soja é produzida em Alagoas. Em nenhum outro lugar do Brasil as plantações de soja ficam tão próximas de um terminal de cargas. São distâncias de até dois mil quilômetros”, destacou Tenório.

O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, lembra que o período de safra da soja em Alagoas também é fator determinante para o sucesso dos empresários que optarem por essa cultura a partir da crise do setor sucroenergético.

“Temos a possibilidade de desenvolvimento, no Estado, de um pólo de produção de sementes de soja para outras regiões do Brasil. Precisamos incentivar a produção, como estamos fazendo agora. Queremos a diversificação, não a substituição da cultura da cana, que continua tendo importância fundamental para o Estado”, afirmou Vasconcelos.

No último dia 9, em parceria com a Embrapa, a Seagri realizou outro Dia de Campo sobre a soja, desta vez para apresentar resultados de pesquisas sobre as melhores variedades a serem produzidas em Alagoas. O encontro foi realizado na propriedade do empresário Edilson Maia em São Miguel dos Campos, onde foram plantadas 48 variedades de soja em uma área de aproximadamente 30 hectares.

“A soja está voltando a Alagoas, mas não para competir com a cana, não para tirar espaço, mas para somar. Acredito que o único caminho para aumentar o volume e a produtividade da cana em Alagoas seja o rodízio do plantio com o milho e a soja. Não tenho dúvidas de que a soja chegou para dar uma grande contribuição para o agronegócio no Estado”, disse Maia, na ocasião.


Um comentário:

Anônimo disse...

Atenção fornecedores de Cana-de-açucar de Campo Alegre, vamos plantar Soja, tem mais futuro!!! :)