terça-feira, 17 de setembro de 2013

Secretaria de agricultura realiza Campanha de Prevenção, Controle e Erradicação de Zoonoses em Campo Alegre

Ocorreu na tarde da última sexta-feira, 13 de setembro 2013, na sala de reuniões da Câmara Municipal, um importantíssimo debate sobre as ações de prevenção, controle e erradicação das zoonoses como o Calazar (Leishmaniose Visceral), a Leptospirose e a Raiva, provocadas por animais domésticos, sobretudo, cães e gatos vadios, que podem ser transmitidas ao ser humano p

Participaram da discussão, os vereadores José Correia Araújo, Alan Gomes, G. Correia, Jeane Nascimento, Kellyn Rafaela e Rejane Santos. Estiveram também presentes no encontro, representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o veterinário municipal Dr. Hedivardo Otoni, e os técnicos em agropecuária: Luiz Lorhans e Edson Braz; o Secretário da Indústria e Comércio Francisco Joaquim da Silva, os Sanitaristas Josefa Santos e Newton Fernando, e o Coordenador de Endemias, Sr. George Domingos.

O que motivou a assembleia realizada em caráter de urgência foram, além da preocupação com o bem-estar da saúde das pessoas e dos bichos de estimação, o número absurdo de cães vadios nas vias públicas da cidade, sítios e povoados circunvizinhos. Fato este que, dentre outros aspectos, coloca a população sob o risco iminente das moléstias anteriormente citadas. A criação de uma ONG para o permanente cuidado desses animais foi cogitada, assim como o cadastro geral dos criadores particulares e novas leis que possibilitem a orientação, reeducação e punição para os responsáveis que permitam o tráfego livre de seus bichos, ocasionando sujeira de excrementos nas ruas e sobre as calçadas.

Naquela ocasião foi agendada uma reunião com a prefeita do município de Arapiraca, Célia Rocha, e com seu secretário de saúde, Dr. Ubiratan Pedrosa, a realizar-se na próxima quarta-feira, 18, a fim de que sejam empenhados esforços conjuntos para a renovação do convênio com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Posteriormente a isso, diante do resultado, ficou acordado novo plenário às 14:00 hs da próxima quinta-feira 19, na mesma sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Alegre.

odendo ser, inclusive, em determinados casos, letais.

Nenhum comentário: