terça-feira, 17 de setembro de 2013

Município implanta teste rápido de gravidez e torna-se um dos primeiros a possuir todos os exames da rede cegonha

Exames serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde durante este mês

A gerência da Atenção Básica do Município de Campo Alegre está realizando um programa de qualificação da atenção pré-natal na rede SUS do Município. Segundo o coordenador da Atenção Primária à Saúde, Enfermeiro George Leite Filho, tal iniciativa visa à redução da mortalidade materna e infantil, além do fortalecimento da Atenção Básica, enfraquecida e desmotivada em gestões anteriores.

Entre os serviços de qualificação está a implantação do teste rápido de gravidez nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O serviço vai permitir às usuárias do SUS realizá-lo sem se deslocar para laboratórios e com resultado imediato. Tal medida pretende agilizar o início do acompanhamento pré-natal, uma das principais estratégias de redução da mortalidade materna e fetal.

A capacitação dos profissionais de saúde no âmbito da proteção de gestantes e crianas teve início no mês de agosto, e nesta quinta-feira (12), com treinamento de enfermeiros, já que os mesmos serão responsáveis pela aplicação do teste.

A colpocitologia oncótica também foi um tema discutido, com a capacitação ministrada pela Biomédica Alanne Bordalo, orientando quanto à qualidade da coleta do exame colpocitológico. Na oportunidade também foi discutido quanto a melhorias de fluxo de coletas no município, trazendo melhorias nos resultados dos exames.

O teste rápido de gravidez consiste na coleta de urina da paciente, com um resultado estimado em 10 minutos e é feito por meio da urina, tendo sensibilidade igual ao teste de sangue. O serviço será implantado nas 11 UBSs do Município.

Com a implantação do teste de gravidez, o município de Campo Alegre torna-se um dos primeiros municípios alagoanos a implantar todos os exames contemplados pela rede cegonha. ‘’ Com um sistema de saúde apresentando forte referencial na atenção básica, os resultados são mais satisfatórios e resolutivos para a população, diminuindo os riscos e agravos evitáveis durante a gestação’’, afirma o coordenador da Atenção Primária.

Nenhum comentário: