terça-feira, 24 de setembro de 2013

SEMED promove formação continuada para gestores escolares

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED, através da Gerência de Gestão Educacional, promoveu nos dias 20 e 21 de Setembro o primeiro módulo da Formação Continuada para Gestores Escolares, com a temática “Poder, raça e gênero”, ministrada pela Psicóloga Vanda Menezes, que também é militante dos movimentos negro e feminista há 30 anos e já foi Secretária de Estado da Mulher entre os anos de 2002 e 2006.

A formação tem como objetivo contribuir para que os Gestores Educacionais da rede municipal de ensino de Campo Alegre reflitam sobre as bases de gestão educacional e se familiarizem com o modelo de gestão democrática.

Diretores, vice-diretores, técnicos da SEMED e outros convidados participaram deste encontro. No primeiro dia, no auditório da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira a palestra e as dinâmicas foram centradas no tema “Gênero”. Com a contribuição dos educadores presentes, leituras, depoimentos e oficinas discorreram por todo dia relatando frases e situações de preconceito contra a mulher, contra a mulher negra e o homem negro permitindo um debate em torno das perspectivas de mudança nas concepções atuais da humanidade.

Já no segundo dia focando as temáticas “raça” e “poder”, as atividades foram centradas no conceito de raça, na origem de algumas nomenclaturas que surgiram para nomear a cor da pele humana, dando ênfase a diversidade racial: racismo, discriminação, preconceito e racismo institucional. Quanto à temática “poder”,as discussões partiam da relação “opressor e oprimido” chegando ao conceito de “poder patriarcal”. No decorrer da formação foi possível constatar a total participação do grupo em todas as atividades propostas pela formadora, enriquecendo o trabalho de gerenciamento nas unidades de ensino, na perspectiva de uma gestão democrática, participativa e igualitária.


Nenhum comentário: