Rádio Web MJ

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Município de Campo Alegre participou da IX Conferência Estadual de Assistência Social

Nos dias 9 e 10 de setembro aconteceu a IX Conferência da Assistência Social no Centro de Convenções Ruth Cardoso no bairro de Jaraguá em Maceió. O evento abordou o tema "A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS".
Vários municípios alagoanos participaram com seus representantes no evento, entre elas Campo Alegre.
Dentre os pontos abordados no primeiro dia da Conferência, estiveram: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do Suas; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios no Suas e Regionalização; além da Avaliação Política da Assistência Social em Alagoas, apresentada pela Secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Celiany Rocha, e A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas, apresentado pelo Professor Economista da Fundação do Desenvolvimento Administrativo de São Paulo (Fundap), Fernando Antônio Brandão.

Nos trabalhos em grupo foram discutidas várias proposta trazidas pelos municípios que por sua vez muitas foram aprovadas para a Conferência Nacional. Nos eixos escolhidos pelos delegados como Ednaldo Cavalcante, Zuckerllan Bernadelli e Ramilson Alexandre, mediante os temas destacaram a  suma importância desse eixos para efetivação das ações e de como é imprescindível a participação do governo e da sociedade civil nestas conferências.
Nas participações dos delegados aos eixos escolhidos abria-se uma discussão para as aprovações das propostas trazidas pelos municípios.
Ednaldo Cavalcante participou do Eixo I, falando de Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social, onde ele diz que diversas foram as propostas aprovadas, entre elas destacou:
"Que o Estado de Alagoas garanta o repasse do Cofinanciamento aos municípios em data estabelecida mensalmente".
Ramilson Alexandre participou do Eixo II onde discutia a Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processo de Planejamento,Monitoramento e Avaliação onde por sua vez, fez algumas recomendações.
Zuckerllan Bernadelli participou do Eixo IV - Gestão dos Serviços, Programas e Projetos. Mediante sua participação estar feliz por saber que é a proposta trazida por seu município e tantos outros foram aprovada pelo Estado, que é:
"Aprimorar o conceito do Programa Viva a Vida para atender as gestantes e lactantes, garantindo sua continuidade e ampliação visando atender todas as famílias de baixa renda com critérios nutricionais diagnosticados com a classificação de riscos".

As Conferências são importantíssimas para o desenvolvimento do país como um todo. Foram aprovados 90% das moções e todas as propostas trazidas pelos municípios foi de grande valia para o estabelecimento do debate. Isso mostra a eficácia da participação em que os servidores, gestores dos municípios, serviço social e usuários podem se comprometer para a transformação positiva do Estado de Alagoas através das novas políticas públicas.

Representantes de Campo Alegre área do Governo Municipal:
Zuckerllan Bernadelli da Silva Souza – Saúde
José Ednaldo Cavalcante de Farias – Educação
Janaína Roberta Matias - Assistência Social
Representação Sociedade Civil
Ramilson Alexandre dos Santos – Usuários
Sonally Rose Gomes da Silva – Trabalhadores
Roberta Braga Barros – Trabalhadores

Nenhum comentário: