sexta-feira, 12 de junho de 2015

Prova Brasil: avaliação da educação que estamos oferecendo na rede municipal de educação

O IDEB - Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, é um sistema de avaliação do ensino, organizado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O mesmo é um instrumento científico que tem como objetivo construir indicadores da educação brasileira para avaliar e nortear as políticas públicas da Educação implementadas pelo Ministério da Educação e pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação.

O IDEB está inserido no Plano de Metas de Compromisso do programa TODOS PELA EDUCAÇÃO, do Ministério da Educação e vem sendo calculado desde 2007.

A professora Ana Paula Freire Carvalho, Assessora da Secretaria de Educação de Campo Alegre detalha como são construídos os índices do IDEB, “Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. Este  mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no IDEB”.

A Prova Brasil acontecerá no próximo mês de novembro e irão participar da mesma 900 estudantes dos 5º anos e 576 dos 9º anos de 12 escolas da rede municipal. Até lá, a SEMED, através da coordenação de Ensino, estará oferecendo uma formação específica para 48 professores envolvidos neste processo.

A Secretária Municipal de Educação, Josineide Granja, enfatizou que as tarefas que envolvem a preparação para a Prova Brasil são de responsabilidade de toda a comunidade escolar. A mobilização por parte da SEMED tem sido permanente, no entanto, para concretizar um aprendizado de qualidade em todas as séries e em todas as escolas, se faz necessário o empenho de todos sempre.

Para especialistas este é um índice que pretende descrever e revelar-se como uma medida de qualidade da educação nos municípios e compõe-se por um conjunto de programas e de ações do Ministério da Educação, envolvendo Educação Básica nas suas distintas modalidades e etapas.

A existência do IDEB permite ao governo federal priorizar em termos de assistência técnica e financeira da União, as escolas das redes municipais e estaduais, e para tanto, cada escola, cada rede municipal e estadual tem um IDEB.
A educação em Campo Alegre nos últimos três anos deu um significativo salto de qualidade. Os investimentos feitos pela Prefeita Pauline em formação e valorização dos profissionais, em infraestrutura, materiais pedagógicos e gestão escolar é uma realidade palpável, mesmo considerando que ainda temos muito que fazer, e este fazer depende de cada ente que compõe este universo complexo e em permanente construção que é o espaço escolar.

“A preparação para Prova Brasil é uma etapa que exige de forma peculiar o empenho de toda a equipe que compõe o quadro funcional das escolas envolvidas. Temos convicção que podemos contar com a dedicação de todas as pessoas envolvidas, direta e indiretamente, nesse importante processo”, afirma a Professora Aristéia Nascimento, Coordenadora de Ensino da SEMED.


Nenhum comentário: