quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde promove Campanha de Multivacinação

O próximo sábado, dia 24, foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser o dia “D” da Multi Vacinação, onde os pais devem atualizar vários tipos de vacinas dos filhos com idade entre zero a menos de cinco anos, ou seja: 4 anos, 11 meses e 29 dias. A campanha se estende entre os dias 24 e 30 de agosto.

Em Campo Alegre, a mobilização ocorre no próximo sábado (24) em todos os postos de saúde do município que irão disponibilizar as vacinas.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a mobilização tem como objetivo atualizar o esquema vacinal, de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11 meses e 29 dias).

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
 
No caso da tríplice viral é importante lembrar aos pais que são necessárias duas doses para a imunização das crianças, sendo a primeira com 12 meses e a segunda aos 15 meses de vida.

A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de aprimorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. Dessa forma é fundamental que a continuidade das campanhas de multivacinação contribua para a manutenção da erradicação da poliomielite, da eliminação do vírus do sarampo, da rubéola e controle das demais doenças imunopreveníveis no Brasil.

Nenhum comentário: