sábado, 24 de agosto de 2013

Secretaria de educação de Campo Alegre realiza simulado para a prova Brasil – SAEB

Entre os dias 14 e 20 de agosto, as Escolas Municipais de Campo Alegre aplicaram o simulado Prova Brasil/SAEB nas turmas dos 5º anos e 9º anos do Ensino Fundamental. A elaboração dos testes bem como a orientação para o processo de aplicação dos mesmos foi de responsabilidade da Gerência de Práticas Pedagógicas da SEMED, sob a coordenação das professoras Jane Cleide Vicente e Ângela Marta Ribas.
Todas as questões foram selecionadas com base na matriz de referência de Língua Portuguesa e Matemática que descreve as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver para atingirem um bom rendimento escolar.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica SAEB, é composto por três avaliações do sistema de ensino público do Brasil e uma delas é a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), mais conhecida como Prova Brasil. Esta avaliação é um diagnóstico em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A edição 2013 da Prova Brasil deve acontecer no mês de novembro, entre os dias 11 e 21, em todos os estados do nosso país.
Em Campo Alegre nove escolas responderam ao simulado, atingindo um total de 838 alunos dos 5º anos e 669 alunos dos 9º anos, e destas, sete unidades de ensino devem receber a Prova Brasil em Novembro. O resultado desta avaliação juntamente com os indicadores de aproveitamento das escolas apontará o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

É o COMPROMISSO DE TODOS, a INTEGRAÇÃO e o DESENVOLVIMENTO fazendo a diferença na educação municipal, preparando nossos educandos para uma aprendizagem de melhor qualidade.

Nenhum comentário: