terça-feira, 25 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde realizou reunião com o grupo de Gestantes de Luziápolis

A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões. A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional. A mulher, durante a gestação está vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação e reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social. A atenção a gestante deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização.

No município de Campo Alegre a Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Promoção da Saúde em parceria com as Unidades de Saúde instituíram os grupos de gestantes para melhorar o acompanhamento as futuras mamães campo-alegrenses.

Os grupos de gestantes realizam atividades voltadas para melhor qualidade de assistência a saúde materna e o atendimento à gestante é uma continuidade do acompanhamento do pré-natal. Os encontros são realizados mensalmente sempre com a participação de profissionais da saúde que conduzem as palestras e orientações para as gestantes.

Nos encontros as futuras mamães recebem informações sobre os cuidados necessários durante o período de gestação, de pré e pós-parto, além de orientações sobre o recém-nascido e da importância do ato de amamentar, imprescindível ao desenvolvimento infantil.

O período pré-natal é uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade e, como tal, é um momento de intenso aprendizado e uma oportunidade para os profissionais da equipe de saúde desenvolver a educação como dimensão do processo de cuidar.

Nenhum comentário: