terça-feira, 18 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde de Campo Alegre implanta Programa de Controle do Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, trabalhando a favor de melhorias e da conscientização, iniciou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que orienta fumantes para abandonar o hábito.

Através do Departamento da Atenção Básica do Município de Campo Alegre e da Coordenação da Promoção da Saúde, o município de Campo Alegre torna-se pioneiro da região na implantação do programa na Atenção Primária à Saúde.

O grupo inicial foi instituído na Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira Temóteo na última sexta-feira (07) de novembro, com um grupo piloto de 25 pacientes, todos empenhados na causa.

Segundo os responsáveis técnicos pelo programa, o Enfermeiro George Leite e a Fisioterapeuta Nataly Neryelle, a perspectiva é que o programa seja descentralizado para todas as Equipes de Saúde da Família, reduzindo as os agravos decorrentes do uso do cigarro, como câncer e doenças respiratórias que constituem um grave problema de saúde pública. “O próximo passo será instituir o programa no distrito de Luziápolis”, destacou o coordenador.
O tabagismo é considerado um problema de saúde pública, em razão da alta prevalência de fumantes e da mortalidade decorrente das doenças relacionadas ao tabaco. Seu controle é uma importante medida de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT). O tabagismo assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo segue orientações do Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS), com ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, juntamente com ações legislativas e econômicas, que, juntas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover sua cessação pelos fumantes e proteger a população dos riscos do tabagismo passivo.




Nenhum comentário: