segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo vai até dia 28 de novembro

No “Dia D” da Campanha vacinação aconteceu em todos os postos de saúde e na Feira Livre da cidade e Luziápolis
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre realizou em todo município neste sábado 08 de Novembro, o “Dia D” da campanha de imunização de crianças entre seis meses e cinco anos contra a Poliomielite e o Sarampo. As duas campanhas de vacinação, desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, seguem até o dia 28 de novembro em todos os postos de saúde do município.

Mesmo que a criança não possua o cartão de vacinação, os responsáveis podem e devem vacinar os filhos. No total, estarão disponíveis vacinas contra a Poliomielite Oral (VOP), a famosa “gotinha”, Poliomielite Inativada (VIP), Tríplice Viral e Tetra Viral.

As unidades que contam com sala de vacina também ofertarão as demais vacinas do calendário básico de vacinação da criança, onde os pais podem recuperar cartões perdidos.

Em entrevista a Rádio Campo Alegre FM a coordenadora municipal de imunização Andreza Leão Matias convocou os pais para levarem seus filhos a vacinação: “Estamos numa ação muito forte, eu mesmo e nossa equipe estamos mobilizados para que todas as nossas crianças sejam vacinadas. Aproveito a oportunidade e convoco os pais para que levem seus filhos aos postos a fim de que possamos atingir a meta do Ministério as Saúde que é vacinar pelo menos 95% das crianças na faixa etária”, afirmou Andreza.

A dona de casa Maria Valquíria, moradora do Conjunto Olival Tenório, foi uma das mães que esteve presente no Dia D para vacinar seu filho. “Acho uma iniciativa de muita importância, ainda mais quando se trata da saúde dos nossos filhos. Espero que todas as mães façam o mesmo e tragam seus filhos, pois a vacina vai deixar eles protegidos de qualquer doença”, afirmou.

“Pólio”
De acordo com a Secretaria Municipal de Sáude, o Brasil é um país livre da Poliomielite desde 1990. Para manter a alta cobertura vacinal, o Ministério da Saúde promove a 35ª edição da Vacinação contra a Poliomielite. Segundo a coordenadora de Imunização, Andreza Matias, o objetivo é evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença nos municípios brasileiros.
A prefeitura espera que pelo menos 95% das crianças do município dentro da faixa da vacinação sejam imunizadas.

Sarampo
A meta da vacinação contra o Sarampo é imunizar menores de cinco anos que ainda não receberam a vacina e manter o estado de eliminação da doença no país. A imunização também visa garantir a proteção das crianças que não tiveram resposta satisfatória à vacina. A população-alvo também tem meta mínima é de 95% das crianças.

Poliomielite
Alvo: crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias
Meta: 95%.

Sarampo
Alvo: crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias
Meta: 95%.




Nenhum comentário: