Rádio Web MJ

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Saúde presta contas do 1º e 2º quadrimestre de 2014 em Audiência Pública

A Secretaria de Saúde de Campo Alegre apresentou a prestação de contas referentes ao 1º e 2º quadrimestres de 2014 em audiência pública, realizada na tarde desta terça-feira (25), no plenário da Câmara de Vereadores. A audiência que foi presidida pela Comissão de Saúde do Legislativo através do seu presidente, vereador Edeilson Gomes de Souza (Piu Spettus).

Na Audiência Pública foram apresentados à Câmara, ao Conselho Municipal de Saúde e a sociedade civil, o Relatório detalhado da Secretaria, contendo, dentre outros, dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada, garantindo toda transparência possível na destinação de recursos públicos no Município de Campo Alegre. 

Os dados apresentados mostraram a evolução dos serviços na saúde pública campo-alegrense.

O relatório foi apresentado pela Coordenadora de Planejamento Maria do Socorro cumprindo os dispositivos constantes das Leis Federais nº 8689/93, artigo 12, à Emenda Constitucional nº. 29, de 13/09/2000 e o Provimento nº. 001/2002 da Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado de Alagoas em conformidade com a LC 141 de 13/01/12.

Das ações e serviços da saúde; Rede de Serviços existentes, o município de Campo Alegre conta atualmente com 15 Equipes de Saúde da Família - eSF, sendo 5 no Distrito de Luziápolis; 10 Equipes de Saúde Bucal - eSB e 01 Escolar; 1 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU; 1 Unidade Mista de Saúde - UMSAM – Urgência/emergência, especialidades, marcação de consultas e exames; 1 Laboratório de Análises Clínicas – LAC; 1 Centro de Apoio Psicossocial - CAPS I; 1 Serviço de Atenção Domiciliar- EMAD + EMAP; 1 Núcleo se Apoio ao SF - NASF I; 1 Laboratório Regional de Prótese Dentária – LRPD.

Foi demonstrado os serviços e consultas especializadas oferecidas na Unidade Mista Senador Arnon de Mello: Ortopedia Urologia; Cirurgia Vascular; Fonoaudiologia; Pequena Cirurgia; Serviço Social; Psicologia; Cirurgia Geral (cons.); Cirurgia Geral, além de Dermatologia; Otorrinolaringologia; Ginecologia – Obstetrícia; Cardiologia; Pediatria; Psiquiatria; Nutrição; Psicologia; Eletrocardiografia; Radiologia e Patologia Clínica.

No Distrito de Luziápolis os serviços especializados são os seguintes: Otorrinolaringologia; Cardiologia; Dermatologia; Cirurgia Vascular; Psiquiatria; Obstetrícia/Ginecologia; Psicologia; Cirurgia Geral; Nutrição; Ortopedia; Pediatria; Serviço Social; Radiologia;Ambulatório 24 horas e Posto de Coleta de Exames.
Na apresentação foi dado destaque ao acompanhamento realizado nos grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes, tuberculose e de hanseníase no município.

Foram acompanhados durante os dois quadrimestres 869 diabéticos, 2.704 hipertensos, 236 gestantes, 13 pessoas que sofrem de tuberculose e 3 de hanseníase.

As consultas especializadas realizadas na Unidade Mista Senador Arnon de Mello somaram um total de 1.650 durante o 1º quadrimestre de 2014. Já no 2º quadrimestre esse número subiu para 1. 809.
No Distrito de Luziápolis as consultas especializadas durante o 1º quadrimestre foram 788, durante o 2º quadrimestre esse número caiu para 676.

As consultas de urgência na Unidade Mista Senador Arnon de Mello somou um total de 30.608 durante o 1º e 2º quadrimestre de 2014. Já em Luziápolis no Pronto Atendimento, foram 8.454 consultas em urgência.
A Coordenadora de Planejamento Maria do Socorro destacou alguns dos avanços da Saúde no período como: A Aprovação da Implantação do CEO; Ampliação do Número de ACS; Implantação de 4 novas eSF; Implantação de 4 eSB; e Aprovação da Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil.

Dos mutirões e atividades coletivas a secretaria de saúde realizou a Campanha de vacinação contra a Influenza, com a imunização de 7.628 usuários acima de 60 anos e o alcance de 90% da meta.

Houve também a Execução do Programa Saúde na Escola em 100% das escolas; Campanha contra as Geohelmintíases e enfrentamento da Hanseníase, em 100% das unidades escolares do Município, com o consequente tratamento preventivo de 5.152 de escolares de 5 a 14 anos.

A Implantação da vacina contra o HPV, para as adolescentes de 11 a 13 anos, com a administração da 1ª dose em 1.522 e da 2ª dose em 1.406 adolescentes.

Participaram da audiência os vereadores Jura, Kellyn Rafaella, Jeane Nascimento, Rejane da Silva, Piu Spettus, Abelardo e Gilberto Correia, além da equipe técnica da secretaria municipal de saúde, o secretário de Administração José Antônio Ferreira (Toinho) e secretária de Saúde Tamiris Santos.

No final da apresentação, os vereadores enfatizaram a importância da audiência para trazer ao conhecimento de todos o relatório da prestação de contas referente à pasta da saúde dando transparência a seus atos. Felizes com os avanços da referida pasta, os vereadores elogiaram os trabalhos que vem sendo conduzidos pela Secretária de Saúde e da prefeita Pauline Pereira.

Com ASCOM CMCA


Nenhum comentário: