sábado, 22 de novembro de 2014

Campo Alegre realizou com sucesso a II EXPOAFRO em comemoração ao Dia da Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Campo Alegre promoveu no dia 21 de novembro a II Exposição da Cultura Afro – EXPOAFRO com o tema central “POR UMA SOCIEDADE SEM RACISMO” destacando a importância do Dia Nacional da Consciência Negra para divulgar e sensibilizar a valorização da Cultura Afro no intuito de demonstrar que a diversidade étnico-racial tão importante em nossa sociedade deve ser vista como forma de minimizar o preconceito relacionado à cor. A primeira parte do evento aconteceu no Centro Social de Campo Alegre – CESCA.

Durante todo o dia foi realizada uma grande programação cultural com um dia temático, mediante a realização de encenações teatrais e apresentações culturais realizadas pelos grupos culturais das escolas da rede municipal.

O evento é uma culminância do trabalho desenvolvido nas escolas da rede municipal que incluem em seus planejamentos curriculares estratégias e ações pedagógicas relacionadas à educação para as Relações Étnico-Raciais, com objetivo de possibilitar aos educandos reflexões sobre conceitos, ideologias e atitudes positivas de afirmação das várias identidades e da diversidade pluriétnica brasileira.

O evento aconteceu em dois momentos:

Na parte da manhã no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, educandos dos Centros de Educação Infantil e das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal, Grupo Contadores de História e Projeto Phoênix abordaram temas referentes a identidade afro-brasileira, racismo e  violência e desvalorização da mulher negra na sociedade brasileira através de apresentações culturais, incluindo musicais e encenações teatrais.

Já na parte da tarde as 15:00h alunos, professores, diretores e coordenadores das escolas públicas e particulares, Grupos de Convivência da Secretaria da Mulher, Grupos de capoeira: Mais Educação (Luziápolis) e Águia Negra (Campo Alegre), se concentraram na Praça 08 de Junho para realização de uma caminhada pelas principais ruas da cidade, expondo faixas, cartazes e baners destacando temas tais como: racismo, consciência negra e cultura afro como forma de chamar atenção e mostrar que é preciso humanizar as relações sócio-raciais e assim colaborar para uma sociedade com menos preconceito e exclusão. O evento mobilizou um público de aproximadamente 500 pessoas.

Esta é mais uma realização da gestão “compromisso de todos, integração e desenvolvimento” que oferece total apoio as ações da SEMED e acredita que um ensino de qualidade eleva o conhecimento, o senso de cidadania e de consciência do seu povo.

Participaram e prestigiaram o evento toda a comunidade escolar da rede pública e privada, pais de alunos, sociedade civil e convidados em geral.

A secretária de Educação Maria Josideide Granja e o secretário de Cultura Carlos Olodum participaram do evento.


Nenhum comentário: