segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde realizou Caminhada de conscientização no Dia Mundial do Diabetes

Todo mundo já sabe que o exercício físico é importante para manutenção da saúde. E a prática regular de atividade física pode, inclusive, ajudar no tratamento de muitas doenças.

Nesta sexta-feira (14), dia Mundial do Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre promoveu uma caminhada no por várias ruas da cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença. Cerca de 200 pessoas, entre pacientes e profissionais das unidades de saúde, além de frequentadores da Academia da Saúde, participaram da caminhada. As atividades tiveram início na Academia da Saúde com a realização de alongamentos e atividades físicas, e depois seguiram em caminhada por algumas ruas até o centro da cidade. Por ultimo os participantes reabasteceram as energias com frutas e sucos naturais oferecidos no Centro Social de Campo Alegre - CESCA. O evento faz parte das atividades do Novembro Azul. O evento teve como organizadores também o PSF 03, Unidade de Saúde Luiz Vieira e o Núcleo de Promoção a Saúde.

"A melhor forma de combater qualquer doença é prevenindo. Esta é uma forma de conscientizar a população da necessidade de fazer a prevenção e se confirmada à doença, posterior controle", declarou o educador físico da Academia da Saúde Pedro Temóteo.

“O diabetes compromete uma parcela significativa da população e, por isso, os programas de conscientização nas unidades de saúde são importantes. Ele está relacionado a vários fatores, mas é importante que as pessoas mantenham a doença controlada. A prática de atividade física e o uso adequado da medicação ajudam nesse controle”, destacou a médica Fátima Munhoz.

Diabetes

Doença provocada pela produção inadequada de insulina, hormônio responsável por retirar o açúcar do sangue. O déficit desse hormônio gera hiperglicemia, que é a elevação da taxa de glicose, conhecida como diabetes.

Alimentação para diabéticos

Frutas: todas as frutas podem ser consumidas, com moderação, desde que o paciente esteja com a taxa de glicose controlada.

Verduras e legumes: cenoura, beterraba e abóbora cozidas devem ser evitadas, pois no processo de cozimento há perda de fibras.

Bebidas: use adoçante para substituir o açúcar. Evite refrigerantes em geral e suco industrializado (eles contêm muito açúcar). Quanto ao suco de laranja, é bom evitar, pois a fruta, naturalmente, contém muita frutose. Prefira consumi-la in natura por ser fonte de fibra.

O símbolo global do diabetes é o círculo azul. Criado como parte da campanha mundial de conscientização “Unidos pelo Diabetes”, ele foi adotado em 2007. O círculo simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une todas as nações. A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença em todas as nações.

Saiba mais

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil têm diabetes e 500 novos casos surgem a cada dia. Atualmente, 4.115 pacientes da rede pública em Itabira fazem controle da doença, conforme dados da SMS. Sede e urina excessivas, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, visão embaçada e infecções (sendo as de pele mais frequentes) são alguns sinais que podem indicar a existência da doença. É necessário procurar um médico para realização dos exames e definição do tratamento.



Nenhum comentário: