sábado, 16 de março de 2013

Prefeita Pauline Pereira participou da reunião para assinatura do protocolo de intenções do Conisul

Prefeitos de 11 municípios participaram do evento
Prefeitos se reuniram, em Penedo, com representantes do governo estadual e da bancada federal para assinar o protocolo de intenções do Conisul

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, participou nesta sexta-feira 15, do evento que marcou o início do consócio de município com a assinatura do protocolo de intenções do Conisul. Também participaram os vereadores de Campo Alegre Alan do Lucinho, Jura, Piu Spettus e Abelardo Rodrigues.

Adotando o modelo de gestão associada para a redução de custos e otimização dos serviços, os municípios da região sul de Alagoas se uniram em consórcio. O Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (CONISUL) abrange 11 municípios, que irão se unir nas áreas de saúde, turismo, resíduos sólidos, piscicultura e agricultura familiar. Nesta sexta (15), os prefeitos se reuniram em Penedo para dar o ponta pé inicial nos trabalhos com a assinatura do protocolo de intenções.

Após a assinatura, o protocolo é encaminhado para a aprovação das câmaras municipais. Com esta medida os municípios conquistam facilidades como compra conjunta, compartilhamento de equipamento e de pessoal técnico, serviços em conjunto de água, além de unidades de saúde consorciadas, como hospitais e clínicas, entre outros serviços que poderão beneficiar diversas áreas da economia.

“A intenção é fazer uma gestão de qualidade. As fronteiras destes municípios irão findar e nos tornaremos um grande município com mais de 50 mil habitantes com um poder de barganha na hora da compra e contratação de serviço muito maior. Vamos trazer benefícios para sociedade e otimizar os recursos”, afirmou o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, ao afirmar também que a AMA apoia esta iniciativa em outras regiões.

“A AMA vai incentivar a criação de outros consórcios. A desoneração do IPI atingiu a economia dos municípios e deixou muitos negativados no CAUC. Como em Alagoas os municípios não têm compensação financeira, porque não são produtores, uma das formas para otimizar o pouco recurso é se unir através de consórcio”, concluiu Marcelo, que também possui seu município, Jequiá da Praia, no Conisul.
O consorcio abrange 11 municípios: Campo Alegre, Coruripe, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Porto Real do Colégio, Teotônio Vilela, Igreja Nova e São Brás. Por questões geográficas, Penedo foi escolhido como sede. O prefeito anfitrião, Marcius Beltrão, fez um apelo às Câmaras Municipais. “Precisamos de um regime de urgência na aprovação desse protocolo, para dar agilidade a esse processo e em maio começarmos os trabalhos burocráticos”, afirmou.

Representando o governador Teotonio Vilela, o secretário de Saúde, Jorge Villa Bôas, esteve presente no evento e ressaltou a importância da criação do consórcio para auxiliar o desenvolvimento da saúde no estado. A bancada federal estava presente na pessoa do Euclydes Melo, representando o senador Fernando Collor, que destacou a importância do consórcio na área do meio ambiente e no comprimento da lei que determina o fim dos lixões. Prefeitos e vereadores dos 11 municípios, além de autoridades nos setores de saúde, meio ambiente, turismo estiveram presentes no evento.

Nenhum comentário: