Prefeitos de 11 municípios participaram do evento |
Prefeitos se reuniram, em Penedo, com representantes do governo estadual e da bancada federal para assinar o protocolo de intenções do Conisul
A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, participou nesta sexta-feira 15, do evento que marcou o início do consócio de município com a assinatura do protocolo de intenções do Conisul. Também participaram os vereadores de Campo Alegre Alan do Lucinho, Jura, Piu Spettus e Abelardo Rodrigues.
A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, participou nesta sexta-feira 15, do evento que marcou o início do consócio de município com a assinatura do protocolo de intenções do Conisul. Também participaram os vereadores de Campo Alegre Alan do Lucinho, Jura, Piu Spettus e Abelardo Rodrigues.
Adotando o modelo de gestão associada para a redução de custos e otimização dos serviços, os municípios da região sul de Alagoas se uniram em consórcio. O Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (CONISUL) abrange 11 municípios, que irão se unir nas áreas de saúde, turismo, resíduos sólidos, piscicultura e agricultura familiar. Nesta sexta (15), os prefeitos se reuniram em Penedo para dar o ponta pé inicial nos trabalhos com a assinatura do protocolo de intenções.
Após a assinatura, o protocolo é encaminhado para a aprovação das câmaras municipais. Com esta medida os municípios conquistam facilidades como compra conjunta, compartilhamento de equipamento e de pessoal técnico, serviços em conjunto de água, além de unidades de saúde consorciadas, como hospitais e clínicas, entre outros serviços que poderão beneficiar diversas áreas da economia.
“A intenção é fazer uma gestão de qualidade. As fronteiras destes municípios irão findar e nos tornaremos um grande município com mais de 50 mil habitantes com um poder de barganha na hora da compra e contratação de serviço muito maior. Vamos trazer benefícios para sociedade e otimizar os recursos”, afirmou o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, ao afirmar também que a AMA apoia esta iniciativa em outras regiões.
“A AMA vai incentivar a criação de outros consórcios. A desoneração do IPI atingiu a economia dos municípios e deixou muitos negativados no CAUC. Como em Alagoas os municípios não têm compensação financeira, porque não são produtores, uma das formas para otimizar o pouco recurso é se unir através de consórcio”, concluiu Marcelo, que também possui seu município, Jequiá da Praia, no Conisul.
O consorcio abrange 11 municípios: Campo Alegre, Coruripe, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Porto Real do Colégio, Teotônio Vilela, Igreja Nova e São Brás. Por questões geográficas, Penedo foi escolhido como sede. O prefeito anfitrião, Marcius Beltrão, fez um apelo às Câmaras Municipais. “Precisamos de um regime de urgência na aprovação desse protocolo, para dar agilidade a esse processo e em maio começarmos os trabalhos burocráticos”, afirmou.
Representando o governador Teotonio Vilela, o secretário de Saúde, Jorge Villa Bôas, esteve presente no evento e ressaltou a importância da criação do consórcio para auxiliar o desenvolvimento da saúde no estado. A bancada federal estava presente na pessoa do Euclydes Melo, representando o senador Fernando Collor, que destacou a importância do consórcio na área do meio ambiente e no comprimento da lei que determina o fim dos lixões. Prefeitos e vereadores dos 11 municípios, além de autoridades nos setores de saúde, meio ambiente, turismo estiveram presentes no evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário