segunda-feira, 30 de setembro de 2019

CREAS realiza mobilização sobre o Trabalho Infantil na Praça Multieventos de Campo Alegre

Nesta segunda-feira 30 de setembro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS realizou uma mobilização sobre o combate ao Trabalho Infantil na Praça Multieventos da cidade, em parceria com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV da Sede e do Povoado Chã da Imbira, e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância de combater essa violação de direitos e promover a educação e desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

Diante da realidade de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, o poder público, junto com a sociedade e os órgãos de proteção, devem intervir no sentido da prevenção e erradicação do trabalho infantil, dessa forma, busca-se que cada um tome consciência de seu papel no cuidado e proteção de crianças e adolescente, para que todos possam ajudar neste combate.

O intuito dessas ações é esclarecer que o trabalho que vem sendo desenvolvido não tem o objetivo de “Proibir o trabalho infantil por Proibir”.

Na ação foram feitas orientações sobre os riscos, consequências e os impactos que esta violação pode trazer para o presente e futuro dessas crianças e adolescentes, apresentando alternativas para superação da situação de vulnerabilidade social e realização de seus sonhos.

O evento contou ainda com uma bela apresentação musical feita pelos jovens envolvidos no SCFV e no NUCA que abrilhantaram o momento.

Os profissionais que participaram da ação ainda ressaltaram a importância da educação, da cultura, do esporte, do lazer, entre outras coisas, para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, assim como, houve a realização de panfletagem na Praça e em locais próximos.

A tomada de consciência de toda a sociedade é imprescindível para combater este tipo de violação de direito de crianças e adolescentes, entendendo que o trabalho de prevenção e erradicação é de todos.
 

Nenhum comentário: