quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Núcleo de Educação Ambiental realizou mais uma edição da Gincana da Reciclagem

A Secretaria Municipal de Educação por meio do Núcleo de Educação Ambiental – NEA vem buscando introduzir conceitos e atitudes ambientalmente sustentáveis através de metodologias ativas, pois estas possibilitam maior interação e envolvimento dos estudantes no processo de ensino e de aprendizagem, que nessa fase se faz tão necessário para que no futuro tenhamos cidadãos mais conscientes e ecologicamente sustentáveis. 

Partindo desse pressuposto, aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro, mais uma edição da Gincana da Reciclagem, que tem por objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da coleta seletiva nas escolas para a preservação do meio ambiente e promoção da sustentabilidade. 

Dessa vez, as instituições contempladas foram a Escola Municipal de Educação Básica João Paulo II, localizada no conjunto habitacional Olival Tenório (12) e Escola Municipal de Educação Básica Rui Palmeira, situada no povoado Belo Horizonte (13) ambas de Ensino Fundamental Anos Iniciais, participarão apenas as turmas de 1º ao 4º ano. 

A Gincana da Reciclagem vem ganhando força no quesito sustentabilidade em âmbito municipal por tratar-se de uma forma dinâmica e interativa de chamar a atenção da comunidade escolar e local para a necessidade de fazer a separação dos resíduos sólidos e evitar que estes acabem no Centro de Tratamento de Resíduo – CTR de Craíbas juntamente com o rejeito municipal que é levado para lá.

Ao longo do desenvolvimento da gincana, os participantes executarão diferentes tipos de provas, estas são classificadas em: sociais, culturais e de conhecimento específico, dentre elas, destaca-se a da coleta de materiais recicláveis, os quais posteriormente serão doados a COOPECMARCA, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre. 

É dessa forma que o Núcleo de Educação Ambiental vem tentando desenvolver nos pequenos o senso de responsabilidade e a noção de responsabilidade compartilhada, desmistificando a ideia de que as crianças não têm capacidade para discernir o valor de sua contribuição para o cuidado e preservação do meio ambiente, seja ele natural ou artificial.
 

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