terça-feira, 24 de setembro de 2019

Dia de Campo marca o início de mais uma colheita de soja no município de Campo Alegre

Pelo quinto ano consecutivo o produtor Everaldo Tenório, proprietário da Fazenda Ribeira no município de Campo Alegre inicia a colheita de sua produção de soja. Esse ano em uma área de 286 hectares as máquinas já iniciaram a colheita da produção que cresce a cada ano em qualidade e produtividade.

Para marcar o início da colheita foi realizado nesta terça-feira 24, mais um Dia de campo com a participação de técnicos da EMBRAPA, Secretaria de Estado da Agricultura, Comissão de Grãos de Alagoas, Secretaria Municipal de Agricultura, representantes do SEBRAE, produtores alagoanos e de estados do sul e sudeste, representantes de empresas do agronegócio e autoridades políticas.

Na abertura do evento o secretário municipal de agricultura Leonardo Monteiro destacou que em menos de 15 dias Campo Alegre sedia o segundo dia de campo, em ambos destacando a diversificação de culturas.

Pesquisadores da Unidade de Execução de Pesquisa da Embrapa Tabuleiros Costeiros apresentaram resultados de estudos de inoculação em áreas de primeiro e segundo ano de plantio, além de visita a uma Unidade Demonstrativa de Materiais BRS (cultivares desenvolvidas pela Embrapa) e a uma área de produção comercial de soja.

Nos ensaios anuais nessas novas áreas, diversos materiais vêm demonstrando produtividades acima da média das regiões tradicionais de soja no país. Esses resultados aponta a soja e outros grãos como culturas de grande potencial na diversificação da agricultura no SEALBA, o que pode ajudar a diminuir os riscos de monoculturas, como a cana-de-açúcar em Alagoas.

Entre os presentes o secretário de estado Silvio Bulhões, o secretário municipal Leonardo Monteiro, o gestor administrativo Nicolas Pereira, o deputado Gilvan Barros Filho, secretários do município e vereadores.

Em Alagoas já são 1.800 hectares com plantio de soja, nos municípios de Campo Alegre que foi o pioneiro e maior produtor do estado, Limoeiro de Anadia, Anadia, Porto Calvo e Paripueira.

Relembre a primeira colheita realizada em 2015.
 

Nenhum comentário: