sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Campo Alegre realizou o I Simpósio com o tema Adolescentes Conscientes contra a gravidez na adolescência

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou nesta quinta-feira 26, o I Simpósio do Projeto: Adolescentes Conscientes contra a Gravidez na adolescência. O evento foi realizado em dois momentos nas escolas Hildebrando Veríssimo Guimarães na sede e Pedro Oliveira no distrito Luziápolis com os adolescentes escolares da rede municipal, convidados, professores de ciências e coordenadores pedagógicos no período Vespertino.

O projeto nasceu pela necessidade de intervenção para promoção da saúde e educação pública, com objetivo de reduzir e despertar a consciência crítica dos adolescentes na construção de cidadania e projetos de vida. O mesmo foi elaborado mediante o aumento de adolescentes grávidas em que o país vem enfrentando.

O projeto foi idealizado pela Coordenadora do Programa Saúde na Escola Zuckerllan Bernadelli em parceria com a Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação professora Jane Cleide dos Santos.

O trabalho foi realizado mediante pesquisas e entrevistas realizadas pelos estudantes, onde foi explanado através de relatos, artes cênicas sobre depressão pós-parto, gravidez indesejada, vídeos educativos, narrativas quantitativas e qualitativas trazendo percentuais e materiais metodológicos de apoio técnico em saúde como panfletos, cartazes, e materiais pedagógicos como livros e demonstrativos científicos que explorassem essa temática.

As apresentações realizadas pelos adolescentes destacaram sobre os riscos de uma gravidez na adolescência, bem como a depressão na gestação e pós-parto na adolescência, levando a evasão escolar, pontuando a violência sexual, e os tabus devido o direito reprodutivo não ser discutido em suas famílias e que muitas vezes acabam procurando orientações na Internet.

O projeto alcançou os resultados esperados pelo comprometimento dos jovens em debater e despertar a atenção dos demais estudantes em cada eixo temático trabalhado pelas turmas e escolas envolvidas nesse projeto.

O evento contou com o total apoio da gestora Pauline Pereira, das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Comunicação e Transporte.

Sobre os eixos temáticos:
Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães
Tema: Gravidez na adolescência e depressão pós-parto
Escola Municipal de Educação Básica Professora Zenóbia Ferreira
Tema: Violência sexual e gravidez na adolescência.
Escola Municipal de Educação Básica João Fernandes Vieira Filho
Tema: Gravidez precoce e seus riscos
Escola Municipal de Educação Básica Felizardo Souza Lima
Tema: Gravidez precoce e seus riscos
Escola Municipal de Educação Básica Pedro de Oliveira dos Santos
Tema: Violência sexual e gravidez na adolescência

Após cada apresentação  ficou evidenciado o interesse dos adolescentes  e seu  envolvimento em transmitir o objetivo do projeto para os adolescentes por se tratar de uma mesma linguagem. Sabe-se que essa ação depende da  ser intersetorialidade onde cada secretaria promova ações que contemplem seus anseios por meios  culturais, cursos de capacitação, valorização acadêmica entre outros em que o município já vem desenvolvendo com esporte, saúde e educação  de qualidade.

O Secretário de Cultura Márcio José e a Secretaria de Educação Graciene Alencar e técnicos da Semed prestigiaram o evento e a explanação de cada eixo.

Esse ano o Governo Federal foi sancionou a Lei 13.798,  que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, e no início do ano o NASF e a ESF realizaram ações voltadas à prevenção das IST'S  e das Drogas.

Vale ressaltar que de cada mil crianças que nascem no Brasil, aproximadamente 58 são filhos de adolescentes entre 15 e 19 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Então para reduzir o número de jovens gestantes, a partir de agora, o Governo Federal vai abordar o tema de maneira estratégica por quatro ministérios, que vão trabalhar em conjunto na elaboração e execução de políticas e ações intersetoriais que precisam trabalhar com os mesmos números, com as mesmas situações e desdobramentos de situações.
 

Nenhum comentário: