segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Semana decisiva no processo de Escolha os Novos Conselheiros Tutelares de Campo Alegre e Luziápolis

No próximo domingo 06 de outubro os campo-alegrenses estarão indo as urnas para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares da sede e do distrito Luziápolis. Na sede são 11 candidatos disputando 05 vagas, já no distrito são 08 candidatos para 05 vagas.

A disputa está bastante acirrada, e deve ser acentuada nessa ultima semana de convencimento aos eleitores para comparecimento as urnas. Alguns candidatos inclusive contam com apadrinhamentos políticos, que estão participando da busca pelo voto.

Em Campo Alegre a eleição acontecerá na escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães e em Luziápolis na Escola Dorgival Gonçalves. Poderão votar todos os eleitores que estejam em dia com a Justiça Eleitoral.

O processo de escolha está sendo organizado por uma Comissão Especial do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente, que inclusive na ultima semana suspendeu por três dias a campanha de uma candidata do distrito Luziápolis por desobedecer as regras de Campanha.

O voto é facultativo, mas é importante a ampla participação de todos na escolha dos conselheiros, que terão atribuições e competências para promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados ou violados. Esses direitos são assegurados pela Constituição Federal, pelo ECA e demais leis infraconstitucionais.

Disputa

A disputa por uma das vagas no Conselho Tutelar lembra uma eleição comum para cargos políticos, inclusive com a distribuição de “santinhos” com os números dos candidatos. Os candidatos também tem utilizado bastante as redes sociais para propagação de suas campanhas.

Quem pode votar?

Estão habilitados a votar para conselheiro tutelar qualquer eleitor do município, acima de 16 anos, que esteja em dia com as obrigações eleitorais. A comissão responsável pelo processo de escolha providenciou, junto ao Cartório Eleitoral, os cadernos com listagem dos eleitores para os locais de votação no município. Cada eleitor só pode votar em um candidato.

 

Nenhum comentário: