segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Caminhada marca o encerramento das comemorações da Campanha Setembro Azul

Durante o mês a Secretaria de Educação realizou uma programação através do Núcleo da Educação Especial e Inclusiva.

Nesta segunda-feira 30 de setembro, foi realizada a “Caminhada do Silêncio” para comemorara o Dia Nacional do surdo e o encerramento da Campanha Setembro Azul. A mobilização do “Setembro Azul”, teve início no 10 de setembro, nas instituições de ensino e nos espaços Crer e Ser.

A Rede Municipal de Ensino atende atualmente 19 alunos surdos recebendo Atendimento Educacional Especializado e são atendidos nas instituições de ensino e nos espações Crer e Ser.

Durante o mês os profissionais envolvidos e usuários participaram de diversas formas de mobilização para divulgar o setembro azul como:

- Postagens nas mídias sociais; 
- Formação com os profissionais de apoio/cuidadores;
- Reuniões nas instituições de ensino com os gestores;
- Divulgação na Rádio FM 105,9 no programa do radialista Márcio José;
- Palestras e apresentações para comunidade escolar;
- Organização de cartazes e faixas na entrada das escolas, mantendo toda comunidade informada;
- Caminhada do silêncio.

As diversas ações realizadas tiveram como objetivo valorizar a cultura e identidade da comunidade surda levando a todos à reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Na formação dos profissionais de apoio / cuidadores nos dias 23 e 25 os alunos surdos da sala de Recursos da Escola Hildebrando Guimarães (Campo Alegre) e da Escola Felizardo Souza Lima (Luziápolis), foram convidados para uma apresentação cultural (interpretando uma música em Libras), encantando todos os cursistas. Na oportunidade foi solicitado aos surdos que dessem o sinal a cada cursista, uma vez que só eles podem fazer isso.

A técnica da SEMED, Gilvania da Paz, responsável pela Educação Especial e Inclusiva, destacou a satisfação no resultado alcançado com a mobilização do setembro azul, pois todo planejamento foi colocado em prática e contou com o apoio das equipes dos espaços Crer e Ser, nas pessoas das diretoras Ocione Alves e Luzia Olívia, da secretária de educação Graciene em fazer acontecer a Educação Especial e Inclusiva do Município e a Prefeita Pauline Pereira por todo investimento e por acreditar no desenvolvimento e no potencial da pessoa com deficiência.
 

Nenhum comentário: