quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Técnicos da SEMED apresentam plataforma busca ativa escolar para secretarias de saúde e assistência social

Na manhã de terça-feira (12), técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre reuniram–se com membros das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde para apresentarem a plataforma Busca Ativa Escolar, com o objetivo de aperfeiçoar a parceria entre elas quanto à identificação de crianças e adolescentes que estão fora da escola.

A plataforma é uma ferramenta tecnológica, desenvolvida pelo UNICEF, Instituto Tim, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), que possibilita o compartilhamento de dados e informações entre as secretarias, permitindo integrar as ações de intervenção para que cada criança e adolescente sejam matriculados e permaneçam na Escola, tendo a oportunidade de desenvolverem melhor suas habilidades.

Neste primeiro momento, os técnicos das secretarias envolvidas, juntamente com a Secretária de Educação, Professora Graciene Alencar, a de Assistência Social, Isys Roberta e a Secretária de Saúde, Tamires dos Santos juntamente com o Secretário Adjunto Regivan de Farias, conheceram a metodologia da ferramenta tecnológica.

A partir de então, serão realizadas algumas reuniões e encontros para implantação e acompanhamento do desenvolvimento das ações.

Durante sua explanação, a Técnica da SEMED, Mônica Gomes, ressaltou a importância da ferramenta e da necessidade de desenvolver políticas públicas que promovam a elevação da escolaridade.

“Inúmeras pesquisas já comprovaram que a renda está diretamente relacionada com o nível de escolaridade e grande parte da população do nosso município ainda não concluiu, sequer o ensino fundamental, precisamos romper com esse ciclo de perpetuação de pessoas com baixa escolaridade, contribuindo para que concluam seus estudos básicos na idade certa”, destacou Mônica.

“Quando a prefeita Pauline Pereira conheceu a plataforma, viu sua importância e logo fez a adesão e nós precisamos mais do que nunca, unir forças para sensibilizarmos, engajarmos e mobilizarmos os profissionais dos diversos setores e a comunidade em geral, porque diversos fatores influenciam a saída da criança ou adolescente da escola e quando eles estão fora da escola, ficam sujeitos a vivenciarem situações como abuso, exploração sexual, dependência química e tantas outras situações de risco. Por isso, devemos desenvolver nosso papel de agentes públicos e buscar uma intervenção sistemática que contribua para a melhora desse quadro”, disse a secretária de educação Graciene Alencar.

Nenhum comentário: