segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

SEMED realiza avaliação diagnóstica para os estudantes do 1º ao 4º ano da rede pública municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou a segunda Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais – 1º ao 4º ano, iniciando na quarta-feira (29) com Língua Portuguesa e finalizando na quinta-feira (30) com a avaliação de Matemática.

As Avaliações Diagnósticas da Aprendizagem foram aplicadas para 2.429 estudantes das 12 instituições de ensino da Rede Pública Municipal com o objetivo de identificar os conhecimentos construídos ao longo do ano em relação à programação curricular, certificando-se de quais habilidades foram consolidadas durante o ano letivo.

A avaliação diagnóstica é composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, onde cada avaliação contém 20 questões que permite a Diretoria de Gestão de Ensino – DIGEN, subsidiar a construção do Planejamento Pedagógico do Ensino, em consonância com as metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação, para o ano de 2018, visando a melhoria da qualidade de ensino.

A avaliação diagnóstica foi aplicada nas doze Instituições de Ensino:
Escola de Tempo Integral Helenilda Correia;
Escola Municipal João Paulo II.
Escola Municipal Miguel Matias;
Escola de Tempo Integral Vereador João Rogério;
Escola Municipal Senador  Rui Palmeira;
Escola Elita Tenório Maia;
Escola de Tempo Integral Maria Lourinete Porto;
Escola Municipal Olival Tenório;
Escola Municipal Cicero Salustiano;
Escola Municipal Cicero Mizael;
Escola Municipal Menino Jesus de Praga.
Escola Municipal Felizardo Souza Lima

Esta é mais uma ação da SEMED, que visa mensurar o nível de aprendizagem dos estudantes, com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a Secretária de Educação do Município, Professora Graciene Alencar a avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conteúdo.

“A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as condições necessárias para garantir a aprendizagem e as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento. Ela também funciona como uma análise do ensino na escola, já que os resultados das salas de aula de uma mesma série podem promover reflexões importantes para o replanejamento das propostas e atividades que devem ser oferecidas a todos”, frisou a secretária.
 

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