quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Gincana em parceria com Sefaz garantiu 800 adesões à campanha da Nota Fiscal Cidadã em Campo Alegre

Mais de 900 alunos da Escola Estadual Dom Constatino cumpriram a meta da gincana solidária 

Durante dois meses, aproximadamente, o município de Campo Alegre vibrou com a missão que foi dada aos mais de 900 alunos da Escola Estadual Dom Constantino Luers. Os estudantes estiveram empenhados em cumprir a meta de uma gincana solidária: cadastrar mais de 800 pessoas na campanha da Nota Fiscal Cidadã, promovida pela Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz), em parceria com a Prefeitura municipal.

A atividade, encerrada na manhã desta terça-feira (19), aconteceu de forma dinâmica. Integrantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se dividiram em 10 grupos de cerca de 40 alunos e percorram a cidade em busca de vencer a competição com o maior número de cadastros.

O desafio, que seguiu regulamento e cronograma, não parou por aí. O intuito era conseguir convencer os consumidores a adotarem ainda uma das instituições sociais do município, a comunidade dos Gênesis ou o Instituto Céu Aberto.

Por visar à solidariedade e disseminar a cidadania, ações como esta estão sendo cada vez mais procuradas. É o que conta a gerente do Programa de Educação Fiscal, Glácia Tavares:

“É uma iniciativa que tanto beneficia as instituições de ensino como também os projetos sociais. Do ponto de vista educacional, os alunos aprendem sobre educação fiscal e solidariedade e os projetos ganham um maior número de compartilhamento, o que aumenta as chances de ganhar nos sorteios”, avalia.

As cinco turmas que mais acumularam cadastros válidos no sistema ganharam troféus e medalhas e o grupo que ficou em primeiro lugar viajará com todas as despesas pagas para a Fazenda Fiore, em Sonho Verde. O passeio foi patrocinado pela Prefeitura de Campo Alegre. Além disso, a Educação Fiscal sorteou brindes como itens de vestuário e três karaokês, provenientes de mercadorias apreendidas pelo Fisco Alagoano.

Segundo o coordenador pedagógico do Programa de Educação Fiscal da Sefaz/AL, Yuri Miranda, os resultados do projeto já estão sendo colhidos: “A atual gestão de Campo Alegre se comprometeu em institucionalizar a Educação Fiscal no município, o que possibilita desenvolver melhor as atividades do programa”, revela, acrescentando que, em breve, outras cidades contarão com ações semelhantes.

A diretora-geral da Escola Estadual Dom Constantino Luers, Maria Aparecida, conta que o objetivo da gincana dialoga diretamente com o que é pregado dentro das salas de aula. “Uma ação como essa desperta em nossos pequenos a vontade de estar envolvido com trabalhos voluntários. A gincana é sobre olhar para o próximo. Isso é muito valioso”.

A iniciativa também acabou angariando participantes dentro da própria instituição de ensino. “Eu não conhecia a NFC, mas, a partir de agora, não vou parar de pedir o CPF na nota. Fiz o meu cadastro e estou focado na tarefa de trazer mais pessoas para o programa”, revela o estudante do terceiro ano, José Darlan, de 17 anos.
 

Nenhum comentário: